Se é fã de queijo, temos um trio de receitas para a passagem de ano. Saborosas, nutritivas e fáceis de preparar, vão fazer a diferença na sua mesa. Uma das receitas é uma proposta da Inês S. Cunha..
Artigo atualizado a 29 de dezembro de 2021
O fim deste ano tão difícil para todos merece ser comemorado em grande e com uma mesa cheia de pratos apetitosos. Por isso, procurámos sugestões de entradas para a passagem de ano, uma noite em que gostamos sempre de dar o nosso melhor.
Escolhemos três receitas com queijo, um dos alimentos mais apreciados no mundo inteiro. Existe numa variedade incrível e com sabores para todos os gostos.
Crumble de tomate com mozzarella
De inspiração italiana, o ‘Crumble de tomate cereja com mozzarella de búfala' é uma proposta da Inês S. Cunha. blogger e instagrammer, a autora do cooklicious tem um fascínio pela pastelaria e pela comida saudável, que vai alternando com pratos gourmet.

Queijo com romã
Já o ‘Queijo com romã', igualmente de inspiração italiana, é uma proposta mais sofisticada, mas nem por isso menos deliciosa. Fácil de fazer, dá um toque de sofisticação a qualquer mesa. Se gosta de impressionar, esta receita é para si.
pão de Queijo
O ‘Pão de queijo', típico da gastronomia brasileira, é uma solução simples da qual é impossível não gostar. Algumas receitas levam leite, outras pedem água como a receita que sugerimos. Servido ‘quentinho', faz as delícias de miúdos e graúdos.
Escolha uma ou duas das entradas que lhe propomos e delicie-se brindando a 2022!


Crumble de tomate cereja com mozzarella de búfala
41 m
4 pessoas

Ingredientes
-
500 g tomate cherry (vermelhos e amarelos)
-
1 c. de sopa azeite
-
1 cebola roxa
-
1 dente de alho
-
Pimenta a gosto
-
1 c. de café de flor de sal
-
Orégãos a gosto
-
100 g farinha espelta
-
20 g flocos de aveia
-
100 ml azeite
-
Mozzarella de búfala
Preparação
1/
Pré-aqueça o forno a 200 °C.
Comece por cortar a cebola em meias luas e cozinhe numa frigideira, em lume médio, até ficar esbranquiçada. Adicione um dente de alho, sal e pimenta.
De seguida, lave os tomates e adicione à frigideira, salteando um pouco com uma colher de azeite. Numa forma ou prato de ir ao forno coloque a mistura dos tomates e reserve.
Para o crumble: Misture o azeite à temperatura ambiente com a farinha e os flocos de aveia, com as mãos, até obter uma mistura de areia.
Cubra os tomates com o crumble e leve ao forno, durante entre 20 e 25 minutos.
Sirva quente e coloque por cima a mozzarella, um pouco de orégãos e a flor de sal.

Queijo com romã
30 m
pessoas

Ingredientes
-
300 g de queijo fresco para barrar com ervas
-
300 g de queijo de cabra suave
-
1 c. de chá de pimentão-doce
-
1 limão (raspa)
-
1 c. de sopa de salsa picada
-
1 chávena de bagos de romã
-
Bolachas salgadas q.b.
-
Gressinos q.b.
Preparação
1/6
Numa taça, coloque o queijo fresco, o queijo de cabra, o pimentão-doce, a raspa de limão, o manjericão e a salsa.
Misture todos os ingredientes muito bem, e forme um círculo grande e alto com a ajuda de um aro.
Envolva-o em papel transparente e leve-o ao frigorífico por cerca de 2 horas.
Passe o círculo pelos bagos de romã e sirva-o com bolachas salgadas e gressinos.

Pães de queijo
30 m
pessoas

Ingredientes
-
200 g de queijo da ilha
-
150 g de água
-
500 g de preparado para pão de queijo
-
4 ovos
-
Azeite para untar
Preparação
1/4
Pré-aqueça o forno a 180°C.
Introduza o queijo da ilha em pedaços no copo do robot de cozinha e rale 30 segundos. Retire e reserve.
Coloque no copo a água, o preparado para pão de queijo e os ovos e misture bem no robot de cozinha.
Acrescente o queijo ralado reservado e programe 1 minuto e 30 segundos na função ‘Amassar’ do robot.
Unte um tabuleiro com azeite, faça pequenas bolas e leve-as ao forno, durante cerca de 15 minutos.

Autor
À Roda da Alimentação