Quando o tema é gaspacho, ou não se gosta ou se adora. Cai bem em qualquer altura do ano e em qualquer circunstância, ainda que esta sopa tenha um lugar privilegiado nos tempos de verão por ser uma opção refrescante e nutritiva.
Artigo atualizado a 1 de setembro de 2023
Tradições do gaspacho
Em Portugal, o gaspacho pode ser servido à maneira do Alentejo ou do Algarve. De acordo com as receitas oriundas destas regiões, os ingredientes não são inteiramente triturados. No entanto, se seguir a tradição espanhola, que parece estar na verdadeira origem deste prato consumido desde o século xvii pelos pobres da Andaluzia – e daí o nome «gaspacho à andaluza» –, os ingredientes são todos triturados, o que o deixa com um aspeto final muito cremoso e rosado. A nossa receita permite-lhe decidir o grau de trituração, e, por conseguinte, a consistência, de acordo com as suas preferências.
Versatilidade do gaspacho e valor nutritivo
Esta sopa fria é muito versátil, uma vez que tanto pode ser servida como entrada de jantares e almoços – quer sejam mais casuais ou mais sofisticados –, como prato principal ou até enquanto bebida para saborear em qualquer altura do dia, desde o pequeno-almoço ao jantar. Uma das grandes vantagens do gaspacho, especialmente a sua riqueza nutricional, entre tantas outras, é o facto de não necessitar de um fogão e ser de preparação rápida, num abrir e fechar de olhos.
Independentemente da receita em questão e da sua região de origem, o gaspacho leva sempre, pelo menos, tomate, pimento, pepino, azeite, vinagre, alho e pão. Graças aos seus ingredientes tipicamente mediterrânicos, é muito nutritivo e pode ser bastante saciante devido à presença de fibra e gordura do azeite adicionado.
Benefícios do gaspacho
- Contribui para diminuir o mau colesterol (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL), porque ao ser preparado com azeite virgem fornece vitamina E.
- Tem ação antioxidante devido à presença do tomate, que contém licopeno, um carotenoide que confere a cor vermelha não apenas a este fruto, mas também à melancia entre outros alimentos.
- É extremamente saciante, como já dissemos, o que permite controlar a fome, à semelhança da maior parte das frutas e dos legumes, excelentes para regular o apetite.
- Por conter ovo, o ingrediente que dá o toque final à nossa receita, pode ser fonte de proteína. Outras versões utilizam peixe, mozarela, camarão cozido ou presunto magro em vez de ovo, o que mantém igualmente o valor proteico deste prato.
A nossa proposta corresponde à receita tradicional de gaspacho. No entanto, se quiser experimentar um gaspacho diferente e bastante saboroso, deixamos-lhe também três receitas de sopas frias.
Bom apetite!
Receita de gaspacho
20 m
4 pessoas
Ingredientes
-
1 pepino
-
1 pimento vermelho
-
1 pimento verde
-
1 kg de tomate sem pele e sem sementes
-
4 dentes de alho
-
1 cebola aos pedaços
-
250 g de miolo de pão
-
1 dl de azeite
-
4 dl de água
-
0,5 dl de vinagre balsâmico
-
0,5 dl de vinagre balsâmico
-
1 c. de café de sal
-
Pimenta q.b.
-
1 ovo cozido picadinho
Preparação
1/
Num recipiente alto, misture o pepino, os pimentos, o tomate, o alho e a cebola. Triture tudo, com a ajuda de uma varinha mágica, até ficar homogéneo.
Junte o miolo de pão e triture mais um pouco. Adicione a água aos poucos, mexendo sempre, até obter a consistência desejada.
Adicione os restantes ingredientes, retificando os temperos se necessário. Sirva em copos ou pratos de sopa e salpique com o ovo picado.
Autor
À Roda da Alimentação