A Inês Mendes decidiu dar as boas-vindas à nova estação com uma receita quentinha e extremamente saborosa, oriunda de outras paragens.
Neste tempo de maior recolhimento, os seus Gnocchi de Outono são um conforto que honra a tradição italiana, mas têm como sempre um toque único, muito pessoal. É mesmo caso para dizer que os olhos também comem considerando o aspeto final, ou não fosse a Inês veterinária de formação, mas sobretudo «fotógrafa e food stylist de coração».
Cada imagem com os pratos da Inês Mendes conta uma história que desperta os cinco sentidos, e cada receita é quase sempre uma viagem que parte da tradição e termina numa versão mais contemporânea, como é precisamente o caso destes Gnocchi de Outono. À semelhança do que acontece com outras receitas da Inês, algumas do tempo da sua avó, há sempre um exercício de reinterpretação, que geralmente dá origem a um prato muito mais criativo e saudável, apresentado sobre uma mesa extremamente bem decorada, que Inês fotografa para memória futura de um passado que está inevitavelmente presente.
Os Gnocchi de Batata Doce da Inês
No caso destes Gnocchi de Outono, são confecionados não com a habitual massa preparada com uma mistura de batata, mas sim à base de uma fusão de batata-doce com abóbora-manteiga – para quem não se lembra, é aquela abóbora mais pequenina, em forma de pera. Por outro lado, enquanto na culinária italiana os gnocchi são normalmente servidos com molho sugo, molho de bolonhesa ou molho branco, nesta variação mais mais equilibrada passam-se simplesmente por uma frigideira com manteiga sem sal (ou por um fio de azeite em alternativa), para que não fiquem secos. No final, vem o grande toque de requinte: são polvilhados com amêndoas tostadas e lascas de parmesão, tendo como acompanhamento espinafres salteados. Este outono é promissor.
Bom apetite!
Gnocchi: Receita de Outono
60 m
4 pessoas
Ingredientes
-
½ chávena de puré de abóbora-manteiga (cerca de 700 g antes de cozer)
-
1 chávena de puré de batata-doce (cerca de 450 g antes de cozer)
-
1 colher de café de sal e pimenta q.b.
-
1 gema de ovo
-
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
-
1 a 2 chávenas de farinha de espelta para polvilhar
-
1 colher de sopa de manteiga sem sal (ou em substituição um fio de azeite)
-
1 dente de alho picado
-
Folhas de salva frescas
-
Amêndoas laminadas tostadas para servir (1 colher de sopa por pessoa)
-
Lascas de parmesão para servir (1 colher de sobremesa por pessoa)
-
Acompanhamento: espinafres salteados.
Preparação
1/
Coza a batata-doce, escorra bem a água e esmague-a com um garfo até ficar um puré consistente.
Asse a abóbora em pedaços no forno até ficar bem tenra e, de seguida, esmague-a num escorredor, de forma a perder a água a mais.
Depois de a água estar bem escorrida, junte a abóbora ao puré de batata-doce e envolva bem. Acrescente o parmesão, o sal, a pimenta, a gema e mexa.
Depois, ponha a farinha aos poucos e vá envolvendo sem amassar demasiado, até obter uma massa suave. Coloque esta massa numa superfície enfarinhada em forma de bola e corte aos pedaços.
A cada pedaço dê o formato de um rolo comprido com a espessura de um polegar que se parte em pedacinhos (com cerca de 2 cm) com uma faca (e opcionalmente, pode pressionar cada pedacinho com as costas de um garfo).
Para cozinhar os gnocchi, aqueça uma panela com água e um pouco de sal; quando ferver, ponha alguns e deixe cozinhar até subirem na água (cerca de 3 minutos). Retire-os e coloque os restantes a cozer até terminar.
Numa frigideira, ponha a manteiga e o alho, deixe derreter e salteie os gnocchi até dourarem, adicionando a salva para dar gosto.
Sirva com amêndoas tostadas e lascas de parmesão, e acompanhe com espinafres salteados.
Autor
À Roda da Alimentação