Receita de noodles com legumes

Por À Roda da Alimentação

Ver Receitas

Vamos tirar o wok do armário? Esta receita de com permite-lhe preparar em meia hora uma refeição muito simples e com um toque asiático extremamente saboroso.

Artigo atualizado a 26 de setembro de 2023

Os noodles são muito apreciados pela sua versatilidade, textura e sabor. Podem ser utilizados numa grande quantidade de pratos – nomeadamente em sopas ou em receitas que têm por base um refogado rápido – e fazem parte da culinária de várias culturas asiáticas. No entanto, também são muito apreciados noutras paragens, nomeadamente em Itália, como não podia deixar de ser.

Feitos à base de cereais ou de leguminosas – como farinha de trigo, arroz, batata-doce, soja, konjac, entre outros –, os noodles são também adequados para vegetarianos e veganos. Alguns são também isentos de glúten, o que os torna numa alternativa viável para celíacos.

Receitas com noodles

Como cozinhar noodles

Esta massa fina e comprida é bastante fácil de preparar: ferve apenas em alguns minutos, consoante a espessura; se os noodles forem muito fininhos, basta praticamente pô-los em água a ferver e retirá-los de seguida. Todo o cuidado é pouco para que fiquem al dente: se há uma coisa que pode estragar um bom prato de massa, mesmo que o sabor seja excelente, é deixá-la espapaçada, pois perde-se a dureza e a textura.

Benefícios legumes e verduras

Os legumes utilizados nesta receita ficam ao sabor da sua imaginação – cor e variedade são sempre as palavras de ordem. No entanto, pode sempre usar uma embalagem de mistura de legumes orientais para facilitar, caso não tenha disponibilidade para fazer um preparado fresco.

Como se sabe, é fundamental incorporar legumes diferentes na alimentação para variar os , e esta receita é uma excelente forma de o fazer. Vale a pena recordar os benefícios incontáveis dos hortícolas:

  • Contêm fibra que ajudam na saúde gastrointestinal, combatendo a obstipação; a fibra também regula os níveis de açúcar no sangue e é saciantes.
  • São ricos em nutrientes por serem uma excelente fonte de vitaminas (vitamina C, vitamina A, vitamina K, folato e vitaminas do complexo B), minerais (potássio, magnésio e ferro) e antioxidantes essenciais para o bom funcionamento do corpo, nomeadamente do sistema imunitário.
  • Têm um baixo valor calórico, sendo por isso uma escolha saudável para manter ou perder peso.
  • Contêm compostos antioxidantes como flavonóides e carotenóides, que combatem os danos causados pelos radicais livres no corpo, o que pode promover a diminuição do risco de várias doenças, nomeadamente certos tipos de cancro, tipo 2, doenças cardíacas.
  • Ricos em cálcio e em vitamina k, alguns hortícolas, como os brócolos e os espinafres, têm nutrientes que são importantes para a saúde óssea.
  • Podem melhorar a função cerebral. Alguns nutrientes presentes nos hortícolas, como as vitaminas do complexo B, estão associados à melhoria da função cerebral e à redução do declínio cognitivo relacionado com a idade.
  • Contribuem para a beleza e saúde da pele graças aos carotenoides responsáveis pelos pigmentos que dão cor aos alimentos, como o amarelo, , vermelho e verde

Noodles com legumes orientais

A receita que lhe propomos hoje combina noodles com legumes orientais, salteados com molho de soja, um condimento feito a partir da fermentação da soja e do , com um aroma muito particular e perfeitamente capaz de substituir o sal.

Satisfaça o apetite com mais sabor!

Receita Jantar

Noodles com legumes orientais

25 m

4 pessoas

Ver Receita
Receita Jantar

Noodles com legumes orientais

25 m

4 pessoas

Ver Receita

Ingredientes

  • 350 g de massa meada (noodles)

  • 2 c. de sopa de azeite

  • 1 embalagem de mistura de legumes orientais

  • 2 c. de sopa de molho de soja

  • 1 c. de sopa de sumo de lima

Preparação

1/

1/6

Comprar no Continente

Autor

À Roda da Alimentação