Dois anos de confinamento deram-nos muito tempo para reflectir e sobretudo para fazer aquilo que antes julgávamos impensável. Durante esse período, muitos portugueses puseram o avental e descobriram talentos insuspeitos na cozinha.
Artigo atualizado a 14 de junho de 2022
Uma das grandes modas da pandemia foi precisamente fazer pão caseiro, uma alternativa bastante prática que seduziu muita gente e veio para ficar, ou não fosse o pão um alimento essencial para todos nós.
Esta receita de pão caseiro fácil pode facilitar-lhe bastante a vida, na medida em que o processo de confecção é rápido e simples, muito embora haja receitas mais elaboradas e para todos os gostos. Com algumas dicas descomplicadas vamos explicar-lhe como se faz a massa de pão caseiro, e para isso basta seguir os passos essenciais desta receita. De seguida, pode ficar a saber como se confecciona o fermento natural para pão, caso prefira não o comprar e fabricá-lo com as suas próprias mãos. Por fim, damos-lhe algumas técnicas de congelação do pão – que se aplicam também ao pão acabado de comprar e não apenas ao pão feito em casa – muito úteis para manter a sua qualidade. E se quiser fazer uma receita de pão caseiro mais sofisticada, com sementes e passas, temos uma especialmente para si.
Como fazer a massa de pão
- Junte 1 kg de farinha sem fermento num grande recipiente, pondo sal a gosto.
- Adicione entre 10 a 12 g de fermento de padeiro e mexa.
- Aqueça 500 ml de água até ficar morna. Seguidamente, abra uma cavidade no centro da mistura anterior e despeje a água para o interior.
- Misture a farinha com a água utilizando a ponta dos dedos. Se a massa ficar com grumos, não se preocupe, é mesmo assim. Se estiver demasiado seca, acrescente mais água morna, até que a massa fique húmida e pegajosa.
- Tape a massa com um pano limpo quando estiver misturada. Ponha outro pano por cima, para que fique bem isolada, e deixe levedar durante uma hora.
E já está! A massa está pronta para ir ao forno.
Conheça os tipos de pão saudável!
Como fazer fermento natural
O fermento natural para pão, ou fermento caseiro, é um produto bastante procurado, mas não é tão simples de confeccionar como a receita simples de massa para pão. No entanto, o resultado pode ser gratificante, uma vez que o pão caseiro será fruto do seu empenho em todas as frentes. Uma curiosidade: este fermento natural resulta da cultura de microrganismos presentes no ar e na farinha, somados a um lactobacilo.
Ingredientes:
- 200 ou 300 g de farinha de trigo.
- 200 ou 300 ml de água mineral e sem cloro.
Receita
- Adicione a farinha e a água num recipiente de vidro.
- Misture bem, durante cinco minutos, para oxigenar a massa.
- Cubra com um pano e deixe descansar durante 24 horas, à temperatura ambiente.
- No dia seguinte, adicione mais 50 g de farinha e 50 ml de água e misture bem novamente, durante 5 minutos. Cubra com um pano e reserve por mais 24 horas, fora do frigorífico.
- Repita este procedimento durante 4 a 6 dias até que ocorra a fermentação.
Como congelar pão
Quando faz pão caseiro, é sempre bom pensar em congelar uma parte para consumir mais tarde. Este processo é bastante simples:
- Guarde o pão (inteiro ou às fatias) dentro de sacos de pano ou de papel. Também pode utilizar um saco de plástico, desde que retire todo o ar do interior antes de o fechar.
- Escreva no saco ou num papel a data da congelação para não se esquecer do prazo de validade. O pão congelado mantém as propriedades e o sabor durante três meses.
- Deixe arrefecer o pão para não criar fungos. Nunca deve congelar o pão quente.
Receita de pão de sementes
Para que ponha as mãos na massa em grande estilo, deixamos-lhe uma receita de pão de sementes e passas absolutamente delicioso!

Pão rústico com sementes e passas
240 m
4 pessoas

Ingredientes
-
500 g de farinha para pão rústico
-
2 c. de sopa de azeite
-
2 c. de sopa de mistura de sementes a gosto
-
300 ml de água fria
-
80 g de passas
-
Farinha q.b.
Preparação
1/
Num recipiente largo, coloque a farinha para pão rústico, o azeite, as sementes e as passas.
Junte a água e misture, lentamente, com a farinha.
Amasse bem até a massa se apresentar com boa consistência: macia e lisa, sem se colar às mãos.
Cubra a massa com um pano e deixe repousar, cerca de 1 a 2 horas à temperatura ambiente, até levedar bem.
Divida a massa, enrole e forme a gosto, polvilhando sempre a superfície com alguma farinha, para que a massa não cole.
Com cuidado, cubra os pães com panos e deixe repousar, cerca de 1 hora à temperatura ambiente.
Leve ao forno, a temperatura média/alta, durante o tempo necessário até obter a cor e a consistência que deseja.

Autor
À Roda da Alimentação