Esta receita de pimentos recheados com carne picada, especiarias e ricota envolvida em pão ralado, faz a diferença pelo seu grau de sofisticação. A apresentação é belíssima, cheia de cor e com um toque final irresistível de queijo gratinado.
Oriundos do México, da América Central e da América do Sul, os pimentos são muito utilizados na culinária de todo o mundo. Têm o poder de impregnar qualquer prato de uma enorme vitalidade, conferindo um toque de alegria graças às suas cores com tonalidades muito vivas – as mais comuns são o vermelho, o amarelo e o verde, mas nas variedades mais exóticas podem ser roxos, azulados ou até mesmo pretos com uns laivos de cor-de-laranja.
Adorados por uns e temidos por outros, são um alimento sem meio-termo. Há quem não viva sem eles e há quem os evite, sobretudo porque têm fama de causar digestões difíceis, especialmente os verdes, um problema que pode ser atenuado se em vez de serem consumidos crus forem cozinhados. A verdade é que não existe um grande histórico de criatividade relativamente à confeção deste alimento. Sobretudo no verão, servimo-lo por norma em saladas frescas ou então assamo-lo para acompanhar com tomate e alface as sardinhas assadas de que os portugueses tanto gostam.
Se as variações de confeção não vão muito mais longe, esta receita vem alterar o estado de monotonia relativamente à utilização deste alimento cheio de vitaminas, sais minerais e um valor calórico que não ultrapassa as 22 kcl. por 100 g. Além disso, os pimentos têm também propriedades antioxidantes bastante conhecidas, devido à sua riqueza em Vitamina C, enquanto os seus carotenoides, responsáveis pelas diferentes cores, promovem o bom funcionamento do sistema imunitário.
Esta receita é bastante rica em proteínas, não apenas aquelas que são oriundas da carne, mas também as que provêm da ricota. Curiosamente, este derivado do leite de origem italiana não é propriamente um tipo de queijo branco devido ao seu processo de fabricação – é preparado com soro de queijo e não com coalho de queijo –, mas é uma boa fonte proteica, com a grande vantagem de ter um teor de gordura moderado e parecer um «queijo verdadeiro».
Qualquer uma das referidas variedades tradicionais de pimentos – vermelho, verde ou amarelo –, ou até mesmo uma mistura de todas elas, pode resultar bem com esta receita, embora o vermelho pareça estar no topo das preferências com o recheio de carne. Como acompanhamento, sugerimos arroz integral, para que o prato fique ainda mais saudável, mas igualmente saboroso.
Bom apetite!
Pimentos recheados com carne picada
60 m
4 pessoas
Ingredientes
-
4 pimentos
-
1 chávena de ricota de búfala
-
300 g de carne picada
-
1 cebola picada
-
1 dente de alho picado
-
2 colheres (sopa) de pão ralado
-
2 tomates maduros
-
Noz-moscada
-
1. c. de café de sal
-
2 c. de sopa azeite
-
2 colheres (sopa) de queijo mozzarella ralado p/ gratinar
-
Pimenta q.b.
Preparação
1/
Pré-aqueça o forno a 190 ºC.
Corte o topo dos pimentos e retire-lhes as sementes e as películas brancas. Reserve os topos, que funcionam como tampinhas nesta receita.
Coloque numa travessa os pimentos e leve-os ao forno durante cerca de 15 minutos.
Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite e adicione a cebola e o alho picado.
Acrescente a carne e deixe-a cozinhar até perder o tom rosado. Tempere com 1 c. de café de sal, pimenta e noz-moscada, deixando cozinhar mais um pouco para apurar.
Acrescente o pão ralado e a ricota de búfala, misturando bem. Cozinhe-os durante dois minutos em lume brando.
Recheie os pimentos com a carne.
Tape os pimentos com os respetivos topos e leve ao forno num tabuleiro antiaderente cerca de 15 minutos.
Passado esse tempo, retire o topo dos pimentos, adicione por cima o queijo ralado e leve novamente ao forno para o queijo gratinar.
Dica: acompanhe com arroz integral
Autor
À Roda da Alimentação