Pimentos recheados com carne picada

Por À Roda da Alimentação

Ver Receitas

Esta receita de recheados com carne picada, especiarias e ricota envolvida em pão ralado, faz a diferença pelo seu grau de sofisticação. A apresentação é belíssima, cheia de cor e com um toque final irresistível de queijo gratinado.

Oriundos do México, da América Central e da América do Sul, os pimentos são muito utilizados na culinária de todo o mundo. Têm o poder de impregnar qualquer prato de uma enorme vitalidade, conferindo um toque de alegria graças às suas cores com tonalidades muito vivas – as mais comuns são o vermelho, o amarelo e o verde, mas nas variedades mais exóticas podem ser roxos, azulados ou até mesmo pretos com uns laivos de cor-de-laranja.

Adorados por uns e temidos por outros, são um alimento sem meio-termo. Há quem não viva sem eles e há quem os evite, sobretudo porque têm fama de causar digestões difíceis, especialmente os verdes, um problema que pode ser atenuado se em vez de serem consumidos crus forem cozinhados. A verdade é que não existe um grande histórico de criatividade relativamente à confeção deste alimento. Sobretudo no verão, servimo-lo por norma em saladas frescas ou então assamo-lo para acompanhar com tomate e alface as sardinhas assadas de que os portugueses tanto gostam.

Descubra a nossa receita de pimentos recheados com carne picada, com um toque final de queijo gratinado. Veja aqui o passo a passo!

Se as variações de confeção não vão muito mais longe, esta receita vem alterar o estado de monotonia relativamente à utilização deste alimento cheio de vitaminas, sais minerais e um valor calórico que não ultrapassa as 22 kcl. por 100 g.  Além disso, os pimentos têm também propriedades antioxidantes bastante conhecidas, devido à sua riqueza em Vitamina C, enquanto os seus carotenoides, responsáveis pelas diferentes cores, promovem o bom funcionamento do sistema imunitário.

Esta receita é bastante rica em proteínas, não apenas aquelas que são oriundas da carne, mas também as que provêm da ricota. Curiosamente, este derivado do leite de origem italiana não é propriamente um tipo de queijo branco devido ao seu processo de fabricação – é preparado com soro de queijo e não com coalho de queijo –, mas é uma boa fonte proteica, com a grande vantagem de ter um teor de gordura moderado e parecer um «queijo verdadeiro».

Qualquer uma das referidas variedades tradicionais de pimentos – vermelho, verde ou amarelo –, ou até mesmo uma mistura de todas elas, pode resultar bem com esta receita, embora o vermelho pareça estar no topo das preferências com o recheio de carne. Como acompanhamento, sugerimos arroz integral, para que o prato fique ainda mais saudável, mas igualmente saboroso.

Bom apetite!

Receita Almoço

Pimentos recheados com carne picada

60 m

4 pessoas

Ver Receita
Receita Almoço

Pimentos recheados com carne picada

60 m

4 pessoas

Ver Receita

Ingredientes

  • 4 pimentos

  • 1 chávena de ricota de búfala

  • 300 g de carne picada

  • 1 cebola picada

  • 1 dente de alho picado

  • 2 colheres (sopa) de pão ralado

  • 2 tomates maduros

  • Noz-moscada

  • 1. c. de café de sal

  • 2 c. de sopa azeite

  • 2 colheres (sopa) de queijo mozzarella ralado p/ gratinar

  • Pimenta q.b.

Preparação

1/

1/10

Comprar no Continente

Autor

À Roda da Alimentação