No norte de Portugal, do Minho a Trás-os-Montes, junto à Galiza, manda a tradição que se coma polvo na ceia de Natal. Para os fãs desta iguaria a nossa receita de polvo assado no forno é imperdível. Vale bem a pena dar uma folga ao bacalhau e ao peru para surpreender toda a família. Feliz Natal!
Artigo atualizado a 7 de dezembro de 2022
Benefícios do Polvo
- Tem um baixo teor de gordura e é pouco calórico, sendo por isso um excelente aliado da elegância.
- É muito nutritivo e rico em proteínas.
- É uma boa fonte de vitamina B6, que contribui para o funcionamento normal do sistema imunitário e para a redução do cansaço e da fadiga.
- Contém minerais como ferro, cobre, selénio, potássio, zinco e fósforo –particularmente importante para a manutenção da saúde óssea.
- É rico em ómega-3, que protege a saúde do sistema cardiovascular, evitando a hipertensão e a formação de placas de gordura nas artérias.
Como cozer o polvo congelado
Para fazer polvo assado no forno, vai precisar de o cozer primeiro. Há diferenças entre a forma de cozinhar polvo fresco e polvo congelado, e é preciso tê-las em conta. Muitas pessoas defendem que o polvo deve ser primeiro congelado antes de ser cozinhado, uma vez que, sendo duro por natureza, a congelação permite partir as fibras, o que o torna mais tenro e macio.
Há também duas teorias quanto à forma de cozinhar polvo que foi congelado: uma defende que o polvo pode ser feito assim que sai do congelador; outra considera que o ideal é uma descongelação lenta no frigórico ao longo de 24 horas. Estas dicas podem dar uma boa ajuda em ambos os casos, mas sua opção depende, em última instância, do tempo que tem disponível:
- Coloque o polvo congelado debaixo de água corrente e vá massajando para o ajudar a descongelar.
- Ponha água na panela e quando já estiver a ferver, mergulhe parte do polvo devagar e depois retire, repetindo esta operação duas ou três vezes antes de o pôr definitivamente na panela. Deste modo, os músculos cedem e o polvo vai ficar mais tenrinho. Se puser também uma cebola, uma cenoura e algumas ervas aromáticas, vai conseguir obter um excelente sabor.
- Agora que o polvo está na panela, deixe-o a cozer durante meia hora. Vá testando com um garfo a sua textura para ver se já está no ponto pretendido.
- Deixe o polvo repousar dentro da água depois de apagar o lume durante 20 a 25 minutos.
Como cozer o polvo cozido
Uma receita feita com polvo fresco aumenta a possibilidade de preservar o sabor a mar. Para que o polvo fique tenrinho, basta seguir alguns passos:
- Lave o polvo em água corrente.
- Ponha numa panela água suficiente para cobrir todo o polvo e uma cebola lá dentro. Se juntar uma cenoura e algumas ervas aromáticas vai conseguir obter um excelente sabor.
- Quando a água já estiver a ferver, mergulhe parte do polvo devagar e depois retire-o, repetindo esta operação duas ou três vezes antes de o pôr por inteiro dentro da panela. Deste modo, os músculos cedem e o polvo vai ficar mais tenrinho.
- Tape a panela e deixe cozer durante 30 minutos em lume brando. Antes de apagar o lume, pode fazer o teste do garfo espetando-o na carne para ver se o polvo já está cozido no ponto certo.
Bom apetite e feliz Natal!!
Polvo de Natal assado no forno
70 m
4 pessoas
Ingredientes
-
1 kg batatas pequenas
-
Cerca de 1,5 kg de polvo (tamanho médio)
-
1 cebola média
-
2 folhas de louro
-
4 dentes de alho
-
1 molho de coentros frescos
-
4 c. de sopa de azeite
-
1 c. café de sal
-
Pimenta-preta q.b.
Preparação
1/
Pré-aqueça o forno a 200 ºC.
Lave bem as batatinhas e tempere-as ainda molhadas com 1 c. café de sale uma 1 c. sopa de azeite.
Num tabuleiro de forno, disponha as batatas e leve-as a assar cerca de 40 minutos.
Entretanto, coza o polvo com um pouco de água, sal e uma cebola.
Depois de cozido, separe os tentáculos e a cabeça do polvo com uma faca.
Quando as batatinhas estiverem prontas, retire do forno e dê um murro em cada uma. Coloque-as numa assadeira, tempere com sal, disponha o polvo cozido, já cortado, por cima. Regue com 3 a 4 c. sopa de azeite.
Leve o pirex ao forno cerca de 20 minutos.
Sirva com coentros picados.
Autor
À Roda da Alimentação