Receita de polvo no forno para o Natal

Por À Roda da Alimentação

Ver Receitas

Para muitos, a tradição dita um prato de , ao invés de bacalhau, na ceia de Natal. Se é o seu caso, aproveite esta receita simples e infalível.

Especialmente no norte de Portugal, na região raiana, junto à Galiza, quem reina na mesa de Natal não é o popular bacalhau, mas sim o polvo cozido.

Benefícios do Polvo

Fonte de proteína, essencial para a manutenção da massa muscular e normal produção de hormonas e enzimas, o polvo tem um elevado valor nutricional. Com baixo teor de gordura, o polvo tem alto teor em vitamina B12 ,  é ainda fonte de vitamina B6 e minerais como o ferro, cobre, selénio, fósforo, potássio e zinco, importantes para a saúde cardiovascular e para a normal produção de energia.

Se aí por casa o costume é comer polvo na consoada ou este ano gostaria de substituir o bacalhau, esta receita é a solução certa para um jantar inesquecível em família.

Receita de salada de polvo

Como cozer o polvo

Cozer bem o polvo, para o deixar com a consistência certa, nem sempre é simples. Para começar, dizem os experientes, é mais fácil cozer polvo congelado, já que o gelo ajuda a amaciar a carne deste peixe. Assim sendo, se o comprar fresco, congele-o antes de cozinhar.

Quando estiver a escolher o polvo na banca, opte pelo que tiver mais cor e brilho, e com forte odor a maresia. A textura firme do corpo e tentáculos, e os olhos salientes com córnea translúcida e pupila brilhante são bons indicadores de frescura.

Antes de começar a preparar a receita, deixe descongelar o polvo à temperatura ambiente, lave-o bem, eliminando a viscosidade, e ponha a água a ferver sem sal e com uma cebola média.

Quando esta estiver em ebulição, segure o polvo pela cabeça e vá mergulhando os tentáculos, até mudarem de cor. Só depois coloque o polvo inteiro na água e adicione uma pitada de sal. Deixe-o cozer em lume brando, durante mais ou menos 45 minutos.

Bom proveito!

Receita Jantar

Polvo de Natal no Forno

70 m

4 pessoas

Ver Receita
Receita Jantar

Polvo de Natal no Forno

70 m

4 pessoas

Ver Receita

Ingredientes

  • 1 kg batatas pequenas

  • Cerca de 1,5 kg de polvo (tamanho médio)

  • 1 cebola média

  • 2 folhas de louro

  • 4 dentes de alho

  • 1 molho de coentros frescos

  • 4 c. de sopa de azeite

  • 1 c. café de sal

  • Pimenta-preta q.b.

Preparação

1/

1/8

Comprar no Continente

Autor

À Roda da Alimentação