Colhidos por esta altura, os espargos combinam com quase tudo, mas particularmente com ovos. Esta deliciosa receita é prova disso mesmo. Duvida? Ora, teste!
Originários da região mediterrânica europeia e de parte da Ásia, onde são cultivados há mais de 2 000 anos, os espargos podem apresentar-se em várias cores (verde, branco ou violeta). Por cá, os mais comuns são os verdes, muito usados nas receitas típicas alentejanas, em sopas, migas ou como entrada ou acompanhamento de pratos de carne. Aliás, a entrada de espargos com ovos é tão popular que concorreu às 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.
As nutricionistas do Continente explicam-nos que, embora nem sempre apreciados por todos, os espargos chamam a atenção de quem está a fazer dieta, pois têm baixo valor energético e são ricos em fibra, promovendo a saciedade sem aportar muitas calorias ao prato. Além disso, estes hortícolas saborosos são ricos em ácido fólico e vitamina k, importantes para a formação e coagulação do sangue.
Melhor ainda: são produto da época, por isso vamos aprender a cozinhá-los e apreciar o seu sabor característico. , por isso vamos aprender a cozinhá-los e apreciar o seu sabor característico. Esta é mesmo a altura certa para seguir a proposta original do Chef Continente!
Ponha mãos à obra e conte-nos qual foi o resultado!
Espargos assados com ovos e vinagrete de nozes
45 m
2 pessoas
Ingredientes
-
2 molhos de espargos
-
4 ovos
-
1 c. café de sal
-
Pimenta q.b.
-
Cebolinho q.b.
-
Azeite q.b.
-
Para o vinagrete:
-
4 c. sopa de nozes
-
4 c. sopa de azeite
-
1 c. chá de mostarda
-
2 c. sopa de vinagre de vinho
Preparação
1/
Coloque os espargos num recipiente de forno. Tempere-os com sal e regue com um pouco de azeite. Deixe cozinhar por cerca de 12 minutos em forno pré-aquecido a 200 ºC.
Para o vinagrete, pique muito bem as nozes.
Numa tigela, misture o vinagre com a mostarda.
Em seguida, adicione o azeite em fio, mexendo sem parar, e incorpore as nozes. Tempere com pimenta.
Coza os ovos por cerca de 6 minutos em água a ferver, para que fiquem malcozidos.
Sirva os espargos regados com o vinagrete e com o ovo picado por cima, e polvilhe com cebolinho.
Autor
À Roda da Alimentação