Hoje deixo-lhe mais uma receita de bacalhau, que pode ser uma deliciosa opção para a noite de consoada ou para qualquer outro dia.
Como este é o mês do bacalhau por excelência, nunca é demais acrescentar uma receita às demais que já conhecemos baseadas no peixe preferido dos portugueses e que eu adoro!
Desta vez, a proposta é do talentoso chef Diogo Noronha, cuja ideologia na cozinha é reconhecida pelas preocupações com a sustentabilidade, sazonalidade e proximidade.
Uma das curiosidades interessantes da sua sugestão muito colorida é que recorre a bacalhau congelado, o que facilita a vida a quem, como eu, a maior parte das vezes não tem tempo para o demolhar.
Aprenda com quem sabe, ponha mãos à obra e tenha uma consoada diferente e muito saborosa!
Bacalhau natalício
90 m
4 pessoas
Ingredientes
-
Bacalhau congelado (1 embalagem)
-
3 cenouras amarelas
-
3 cenouras laranjas
-
3 batatas doces
-
3 cebolas
-
1 couve portuguesa
-
1 pimento vermelho
-
3 dentes de alho
-
1 c. de chá de pimentão fumado
-
Azeite q.b.
-
Vinho branco q.b.
-
Pimenta q.b.
-
2 folhas de louro
Preparação
1/
Corte as cebolas, pimento, cenouras e as batatas doces todas do mesmo tamanho, de forma a cozinharem todas ao mesmo tempo. Retire as sementes do pimento.
Numa taça, coloque as cebolas, cenouras, pimento e as batatas, e regue com um fio de azeite. Junte uma colher de chá de pimentão doce, pimenta e envolva bem.
Num tabuleiro para ir ao forno, coloque os alhos descascados inteiros e o preparado anterior. Ponha o bacalhau descongelado por cima do preparado de legumes, adicione 2 folhas de louro e regue tudo com vinho branco e azeite.
Leve ao forno durante 30 minutos, a 180 graus.
Num tacho, coloque água ao lume até ferver. Quando estiver a ferver, mergulhe algumas folhas da couve durante poucos minutos. Deixe as couve ‘al dente’. Retire e coloque no tabuleiro com o bacalhau, à volta do preparado.
Autor
Catarina Furtado