Receita: ratattouille com queijo de cabra

Com À Roda da Alimentação

Ver Receitas

Criado no século XVIII, na região de Nice, na zona da Provença, o ratatouille é um famoso de , inventado por camponeses e agricultores que precisavam de usar a colheita de hortícolas frescos amadurecidos durante o verão.

Artigo atualizado a 6 de fevereiro de 2023

A Marisa Valadas, autora do blog ‘Sweet My Kitchen', reinterpretou este clássico da cozinha francesa com um toque de queijo de cabra caramelizado e um pouco de açúcar mascavado. Diz-se que este prato tem fama de ser «o estufado mais apetecível À Roda da Alimentação» e não temos razões para duvidar.

Habitualmente o ratatouille é considerado um acompanhamento para muitos pratos franceses, especialmente para grelhadas, mas  também pode ser o prato principal, servido, por exemplo, com ou pão.

Hã mais de 15 anos, Ratatouille, o famoso filme da Pixar, tornou este prato particularmente famoso entre nós. De acordo com o argumento, Remy mora em Paris e tem um paladar altamente sofisticado.

O seu sonho é tornar-se um grande chef de cozinha e saborear as grandes obras de arte da culinária – o único problema é que Remy é apenas um rato; quando se encontra dentro de um dos restaurantes mais requintados de Paris, este pequeno grande chef decide transformar o seu sonho em realidade.

Um crítico gastronómico snob e empedernido deleita-se com o seu ratatouille, cujos sabores o transportam para uma infância e um mundo perdido há muito, parecendo pôr fim ao seu azedume.

Ratatouille: receita original francesa

A receita original francesa de ratatouille tem como ingredientes principais , , abobrinha, pimento e cebola. O método clássico implica retirar a e as sementes do tomate.

De acordo com o Larousse Gastronomique, os puristas alegam que «os diferentes devem ser cozinhados separadamente, depois combinados e estufados devagar juntos até obterem uma consistência cremosa e suave», o que permite que cada vegetal se possa saborear a si mesmo. Por fim, o ratatouille é temperado com sal e ervas da Provença – uma mistura de tomilho, orégãos, coentros e funcho – sendo depois regado com vinho branco ou tinto.

A receita de ratattouille é da Marisa, mas o prazer é nosso

A receita original de ratatouille teve algumas variações ao longo dos tempos, especialmente no que diz respeito ao acrescento de um ou outro legume e à junção de vários tipos de queijo. Esta receita da Marisa Valadas tem também um pequeno twist que vale a pena experimentar.

À sua mistura de legumes feita à base de tomate, beringela, courgette e pimento verde, cozinhada em , cebolas, alhos picados e temperada com pimenta, louro, alecrim (ou tomilho) e um pouco de vinho branco, a Marisa acrescenta polpa de tomate, um queijo de cabra caramelizado e cortado às fatias e umas pitadas de açúcar mascavado para cortar a acidez. O resultado é um prato com um toque sofisticado e de sabores contrastantes, que nos deixa tão rendidos quanto o crítico gastronómico do filme Ratatouille.

Bom apetite!

Receita Almoço

Ratattouille com queijo de cabra

60 m

4 pessoas

Ver Receita
Receita Almoço

Ratattouille com queijo de cabra

60 m

4 pessoas

Ver Receita

Ingredientes

  • Azeite q.b.

  • 2 cebolas picadas

  • 3 dentes de alho picados

  • 1 folha de louro

  • Alecrim ou tomilho

  • 1 kg de legumes para ratatouille (mistura de tomate, beringela, courgette, pimento verde E pimento vermelho)

  • 50 ml copo de vinho branco ou tinto

  • 200 ml polpa de tomate

  • 1 queijo chèvre em rodelas

  • 1 c. de café de Sal

  • Pimenta q.b.

  • Açúcar demerara (atenção à quantidade!)

Preparação

1/

1/4

Comprar no Continente

Autor

À Roda da Alimentação