Alguns alimentos têm vindo a ganhar terreno na nossa alimentação. A quinoa é um deles. Este super-grão é altamente nutritivo e muito fácil de cozinhar. Não acredita?
Considerado o ‘grão dourado dos Andes’ (onde é mais cultivado), a quinoa tem um enorme valor nutricional sendo, por isso, cada vez mais recomendada numa alimentação saudável. É o único alimento do reino vegetal conhecido que tem todos os aminoácidos essenciais (aqueles que o organismo humano não consegue produzir), sendo também rico em fibra e em diversas vitaminas e minerais. Como me explicaram os especialistas do Continente, existem mais de cem variedades de quinoa, mas mais comuns são a branca, vermelha e preta.
Embora seja considerada uma semente, fiquei também a saber que a quinoa é confecionada e consumida como um grão e é muito fácil e rápida de cozinhar. Isso mesmo poderá comprovar se seguir à risca as duas receitas que aqui lhe deixo: uma bowl (que significa tigela em inglês), para um jantar mais descontraído; e uma piza, especialmente imaginada para surpreender os mais novos.
Ano Internacional da Quinoa
Em homenagem às práticas sustentáveis nos Andes, que conseguiram preservar a integridade nutritiva da quinoa para as gerações futuras, as Nações Unidas declararam 2013 como o ‘Ano Internacional da Quinoa’.

Bowl de quinoa e legumes
60 m
4 pessoas

Ingredientes
-
250 g de quinoa tricolor
-
500 ml de água
-
1 c. de café de Sal
-
1 molho de espargos verdes
-
2 chávenas de couve-roxa ripada
-
óleo de sésamo q.b.
-
Pimenta q.b.
-
½ pepino
-
2 peitos de frango
-
1 c. café de caril em pó
-
1 c. café de alho em pó
-
1 limão (sumo)
-
1 c. sopa de molho de soja
-
Azeite q.b.
-
1 chávena de cenoura ralada
-
Amêndoas picadas q.b.
-
Vinagre balsâmico q.b.
Preparação
1/
Cozinhe a quinoa nos 500 ml de água com sal, em lume brando, por cerca de 20 minutos. Retire e reserve.
Escalde os espargos em água a ferver por cerca de 8 minutos. Escorra-os e reserve.
Numa frigideira grande, salteie a couve-roxa num fio de óleo de sésamo. Quando estiver bem suave, adicione os espargos, tempere com sal e pimenta e cozinhe por mais 3 minutos. Reserve.
Abra os abacates em dois, retire-lhes o miolo, corte-o em fatias finas e faça pequenas flores com as mesmas. Tempere com sal, pimenta e o sumo de lima. Reserve.
Corte o pepino em meias-luas finas. Reserve.
Tempere o frango com pimenta, o caril, o alho em pó, o sumo de limão e o molho de soja. Salteie-o numa frigideira com um fio de azeite até ficar bem dourado e cozinhado.
Monte as quatro bowls, começando por fazer uma cama de quinoa. De seguida, adicione montinhos de espargos e couve-roxa, abacate, pepino, frango e a cenoura ralada. Polvilhe com amêndoas picadas e tempere tudo com um fio de azeite e vinagre balsâmico.
8. Sirva frio.

Pizza de quinoa
60 m
4 pessoas

Ingredientes
-
1 chávena de quinoa
-
1 chávena de água
-
2 ovos
-
1 dente de alho
-
1 c. de sopa de orégãos
-
1 c. de sopa de manjericão seco
-
1/2 c. de chá de fermento em pó
-
2 chávenas de queijo mozzarella ralado
-
1 cebola roxa
-
Molho de tomate para piza q.b.
-
Rúcula q.b.
-
Azeite q.b.
Preparação
1/8
Passe a quinoa por água corrente num coador até a água sair limpa. De seguida, coloque-a num tacho juntamente com duas colheres de sopa de azeite e leve ao lume.
Deixe que a quinoa toste durante 5 minutos, mexendo sempre. Adicione a água e cozinhe durante 15 minutos ou até o líquido evaporar. Coloque a quinoa numa tigela e deixe arrefecer.
Noutra tigela, misture os ovos com uma colher de sopa de azeite, o alho esmagado, as ervas e o fermento.
Misture uma chávena de queijo na quinoa e, depois, adicione a mistura de ovo
Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e por cima espalhe a quinoa.
Leve a cozer em forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 20 minutos ou até ficar dourado. Retire do forno e coloque por cima da quinoa o restante queijo e a cebola laminada. Leve novamente ao forno por mais 5 minutos.
Sirva a piza cortada em tiras com molho de tomate e rúcula e um fio de azeite.

Autor
À Roda da Alimentação