A blogger Anita Healthy criou uma dupla irresistível e saudável, para que tire o melhor partido das laranjas e das clementinas.
Os citrinos são especialmente bons para a saúde, pois aportam uma quantidade substancial de vitaminas. Por isso, a nossa convidada Anita Healthy criou duas receitas especiais com estes ingredientes.
A laranja, por exemplo, além de fornecer vitamina C, que favorece a melhor absorção de ferro, também contém valores relevantes de ácido fólico, que contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário.
Muito saborosa, a laranja do Algarve, com origem em pomares certificados, caracteriza-se pela casca fina, intensamente colorida e brilhante, e pelo elevado teor de sumo, particularmente doce, devido às características climáticas regionais.
Sumarenta e fácil de descascar, a clementina Orri também é popular pelo sabor singular. Esta variedade, à venda em exclusivo nas lojas Continente, Modelo e Bom Dia, conjuga uma elevada doçura natural com níveis muito baixos de acidez.
Como as laranjas, as clementinas são uma fonte privilegiada de vitaminas e, em ambos os frutos, é incontestável a riqueza em fibra, um nutriente importante para a saúde intestinal
Experimente estas receitas e ponhas estes sabores à prova!
CLEMENTINA: BENEFÍCIOS
Promoção de energia:
As vitaminas presentes na clementina contribuem para a síntese normal de aminoácidos, para reduzir o cansaço e fadiga e para uma adequada produção de energia pelo organismo.
Sistema imunitário:
Pela riqueza em vitamina C e folato, a clementina pode contribuir para o normal funcionamento do sistema imunitário, essencial para combater as gripes e constipações características dos meses de inverno.
Controlo da glicémia:
O índice glicémico da clementina é baixo, sendo em simultâneo, uma boa fonte de fibra, duas características que contribuem para uma entrada gradual do açúcar no sangue, ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue (glicémia).
Antioxidante:
Encontramos vitamina C em quantidades consideráveis na clementina, a qual promove a proteção das células do organismo contra as oxidações indesejáveis e, juntamente com o conteúdo em carotenoides e polifenóis, confere a este fruto uma capacidade antioxidante.
Queques de laranja
45 m
6 pessoas
Ingredientes
-
(6 unidades)
-
130 g farinha de espelta
-
50 g amêndoa moída
-
1/2 chávena puré de maçã (equivale a 1 grande)
-
120 ml de leite ou bebida vegetal
-
Sumo e raspas de 1 laranja
-
1/2 c. chá de fermento
-
Sementes de papoila (opcional)
Preparação
1/
Pré-aqueça o forno a 185 ºC e unte formas de muffins.
Misture o puré de maçã, sumo e raspas de laranja e o leite ou bebida vegetal.
À parte, junte a farinha, a amêndoa moída e o fermento.
Adicione a mistura líquida de laranja e misture, cuidadosamente, com uma espátula.
Junte as sementes de papoila, caso use.
Coloque nas formas e leve ao forno, durante cerca de 35 minutos.
Pudim de chia e clementina
120 m
4 pessoas
Ingredientes
-
(4 doses)
-
4 c. de sopa de sementes de chia
-
200 ml leite de coco light
-
80 ml leite ou bebida vegetal
-
2 clementinas
Preparação
1/6
Num liquidificador, misture o leite de coco com o leite ou a bebida vegetal e as clementinas, descascadas e sem caroço.
Coloque tudo num recipiente, e misture as sementes de chia.
Coloque em frascos e leve ao frigorífico por cerca de 4 horas.
Autor
À Roda da Alimentação