Como fazer um risotto de espargos verdes

Por À Roda da Alimentação

Ver Receitas

Atreva-se a transformar a sua cozinha num restaurante italiano. Não é difícil fazer um risotto com esta excelente receita à base de verdes. Para isso, basta organizar-se em duas fases. Verá que não é assim tão difícil.

A primeira fase, é a preparação do caldo; a segunda, é a preparação do arroz. O segredo não está em nenhuma delas, mas sim em ambas. Depois de pronto, verá que conseguiu uma refeição excecional.

É frequente pormos de parte a ideia de cozinhar um risotto. De certa forma, julgamos que é um prato que só se pode comer num restaurante italiano, e alguma coisa nos diz que se formos nós a fazê-lo em casa tem tudo para correr mal, entre o espapaçado e o esturricado. Mas nas suas múltiplas variações – risotto de camarão, risotto de cogumelos ou risotto de farinheira, por exemplo –, este prato típico italiano não tem de ser um bicho de sete cabeças. Mas atenção, os espargos não são um alimento consensual: uns adoram-no, outros não o suportam.

Vaja também Receitas com espargos

À semelhança dos alimentos que surgiram há muito, muito tempo, há várias lendas e histórias acerca da sua origem. Julga-se que este prato típico da região do Norte de Itália, mais especificamente da Lombardia, cuja capital é Milão, surgiu no século XI. Quando o sul do país era dominado pelos árabes, este povo introduziu o grão que se utiliza na confeção do risotto e, a partir da Sicília, diz-se que este produto rumou para norte.

Risotto de espargos verdes

Como fazer risotto

Literalmente, risotto significa «arrozinho», temos por isso de o confecionar com bastante carinho. Para fazer este prato típico italiano é sempre necessário começar por fritar levemente as cebolas, os alhos e o arroz arbóreo durante alguns minutos. De seguida, acrescenta-se um pouco de vinho e deixa-se evaporar, mexendo sempre. Os restantes ingredientes entram lentamente, um a um. Quando der por si, está tudo pronto e tem um prato bastante nutritivo, que é uma excelente fonte de hidratos de carbono complexos, com teor de gordura moderado, e vitaminas do complexo B. Sem dúvida, uma combinação prodigiosa a incluir numa alimentação equilibrada e variada.

Esta receita de risotto de foge um pouco às variações mais tradicionais, mas é verdadeiramente deliciosa, sobretudo para quem quiser apresentar um manjar vegetariano oriundo de outras paragens. Não se esqueça de decorar este prato com as pontas dos espargos verdes para ter uma apresentação de excelência graças à cor e ao formato deste vegetal bastante rico em fibras. Mamma mia, pode chorar por mais!

Bom apetite!

Receita Pequeno Almoço

Risotto de espargos verdes

60 m

4 pessoas

Ver Receita
Receita Pequeno Almoço

Risotto de espargos verdes

60 m

4 pessoas

Ver Receita

Ingredientes

  • 160 g de arroz arbóreo

  • 150 g de espargos verdes

  • 100 ml de vinho branco

  • ½ cebola picada

  • 2 colheres de sopa de azeite

  • 1 dente de alho picado

  • 60 g de queijo parmesão ralado

  • 1 c. de café de sal

  • Pimenta preta q.b.

  • 1 l de caldo de espargos

Preparação

1/

1/10

Comprar no Continente

Autor

À Roda da Alimentação