Chegou o tempo das romãs. Hoje deixamos-lhe duas receitas para celebrar a sua época: uma salada de quinoa com abóbora e romã e um pudim de chia feito com o sumo deste fruto delicioso.
À semelhança do que acontece com a maior parte dos frutos vermelhos, a romã tem excelentes propriedades nutricionais e pode ser utilizada em aperitivos, sobremesas, saladas, águas aromatizadas, sumos ou até na preparação de bebidas alcoólicas.
Hoje deixamos-lhe duas receitas para celebrar a fruta da época: uma salada de quinoa com abóbora e romã e um pudim de chia feito com o sumo deste fruto delicioso.
Romã: história e origem
Diz-se que a romã é oriunda da antiga Pérsia, o atual Irão. Esta fruta naturalmente bonita e ornamental, com as suas bagas translúcidas em tons de vermelho carmim, tem uma importância milenar e está associada à paixão e à fecundidade.
Os gregos consideravam-na um símbolo do amor e a sua árvore foi consagrada à deusa Afrodite, uma vez que se acreditava que teria propriedades afrodisíacas.
E na Roma Antiga, a romã também estava presente nas cerimónias e nos cultos como símbolo de fertilidade, ordem e riqueza.
Benefícios da Romã
Na verdade, há um sem-número de razões extraordinárias para que esta fruta seja tão simbólica. Muitas das suas substâncias – como os compostos fenólicos, as antocianinas, a quercetina, entre outras – têm propriedades antioxidantes benéficas para a saúde e estão associadas à prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.
Além disso, a romã é ainda uma ótima fonte de fibra, vitamina C e vitamina K. A fibra promove a boa saúde intestinal, enquanto que a vitamina C, com ação antioxidante ajuda a fortalecer o sistema imunitário. Já a vitamina K, é importante para o sistema sanguíneo.
É fácil compreender agora por que razão ainda hoje se mantém a tradição de abrir uma romã nos casamentos celebrados na Grécia. Se preparar a salada de quinoa e o pudim de chia em simultâneo, pode cozinhá-los apaixonadamente porque o resultado será, sem dúvida, uma união feliz de duas receitas numa só refeição.
Bom apetite!
Pudim de chia com sumo de romã
90 m
1 pessoas
Ingredientes
-
3 colheres de sopa com sementes de chia
-
1/2 chávena de sumo de romã
-
1 c. de chá de xarope de ácer (maple syrup)
-
1 c. de chá com raspas de casca de limão
Preparação
1/
Junte todos os ingredientes num frasco (com tampa).
Mexa muito bem, de modo que as sementes de chia fiquem cobertas pelo sumo.
Tape o frasco e leve ao frigorífico durante três horas (é importante que as sementes de chia inchem).
Sirva num copo e decore com sementes de romã.
Salada de quinoa com abóbora e romã
60 m
4 pessoas
Ingredientes
-
300 g de abóbora
-
200 g de quinoa
-
1 romã
-
3 c. de sopa de alho em pó
-
1 c. de chá de pimenta preta moída
-
Tomilho q.b.
-
3 c. de sopa de azeite
Preparação
1/4
Pré-aqueça o forno a 190º C.
Solte os bagos da romã. Reserve.
Descasque e corte a abóbora em cubos.
Disponha a abóbora num tabuleiro próprio para ir ao forno.
Tempere com alho em pó, pimenta de moinho, tomilho e uma colher de sopa de azeite.
Leve ao forno durante cerca de 20 minutos.
Prepare a quinoa conforme as instruções da embalagem.
Numa taça junte a quinoa cozida, a abóbora e os bagos de romã.
Tempere com pimenta, com o restante azeite e mais tomilho.
Sirva morno ou frio.
Autor
À Roda da Alimentação