Receitas com romã

Por À Roda da Alimentação

Ver Receitas

Chegou o tempo das romãs. Hoje deixamos-lhe duas receitas para celebrar a sua época: uma salada de com e romã e um pudim de feito com o sumo deste fruto delicioso.

À semelhança do que acontece com a maior parte dos , a romã tem excelentes propriedades nutricionais e pode ser utilizada em aperitivos, , , águas aromatizadas, sumos ou até na preparação de bebidas alcoólicas.

Hoje deixamos-lhe duas receitas para celebrar a fruta da época: uma salada de quinoa com abóbora e romã e um pudim de chia feito com o sumo deste fruto delicioso.

Romã: história e origem

Diz-se que a romã é oriunda da antiga Pérsia, o atual Irão. Esta fruta naturalmente bonita e ornamental, com as suas bagas translúcidas em tons de vermelho carmim, tem uma importância milenar e está associada à paixão e à fecundidade.

Os gregos consideravam-na um símbolo do amor e a sua árvore foi consagrada à deusa Afrodite, uma vez que se acreditava que teria propriedades afrodisíacas.

E na Roma Antiga, a romã também estava presente nas cerimónias e nos cultos como símbolo de fertilidade, ordem e riqueza.

Receitas com Romã

Benefícios da Romã

Na verdade, há um sem-número de razões extraordinárias para que esta fruta seja tão simbólica. Muitas das suas substâncias – como os compostos fenólicos, as antocianinas, a quercetina, entre outras – têm propriedades antioxidantes benéficas para a saúde e estão associadas à prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.  

Além disso, a romã é ainda uma ótima fonte de fibra, e vitamina K. A fibra promove a boa saúde intestinal, enquanto que a vitamina C, com ação antioxidante ajuda a fortalecer o sistema imunitário. Já a vitamina K, é importante para o sistema sanguíneo.  

É fácil compreender agora por que razão ainda hoje se mantém a tradição de abrir uma romã nos casamentos celebrados na Grécia. Se preparar a salada de quinoa e o pudim de chia em simultâneo, pode cozinhá-los apaixonadamente porque o resultado será, sem dúvida, uma união feliz de duas receitas numa só refeição.

Bom apetite!

Receita Pequeno Almoço

Pudim de chia com sumo de romã

90 m

1 pessoas

Ver Receita
Receita Pequeno Almoço

Pudim de chia com sumo de romã

90 m

1 pessoas

Ver Receita

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa com sementes de chia

  • 1/2 chávena de sumo de romã

  • 1 c. de chá de xarope de ácer (maple syrup)

  • 1 c. de chá com raspas de casca de limão

Preparação

1/

1/4

Comprar no Continente
Receita Almoço

Salada de quinoa com abóbora e romã

60 m

4 pessoas

Ver Receita
Receita Almoço

Salada de quinoa com abóbora e romã

60 m

4 pessoas

Ver Receita

Ingredientes

  • 300 g de abóbora

  • 200 g de quinoa

  • 1 romã

  • 3 c. de sopa de alho em pó

  • 1 c. de chá de pimenta preta moída

  • Tomilho q.b.

  • 3 c. de sopa de azeite

Preparação

1/4

1/10

Comprar no Continente

Autor

À Roda da Alimentação