Receita: salada fria com massa fusilli

Por À Roda da Alimentação

Ver Receitas

A massa tem o dom da versatilidade, dada a sua enorme variedade de formas e possíveis combinações com vários alimentos. Mas tem também o dom do consenso, uma vez que consegue facilmente agradar a todos numa refeição de família ou entre amigos. Nesta salada de fusilli com feta, o toque grego não vai deixar ninguém indiferente.

Há excelentes motivos para incluir a massa na nossa alimentação. Além de ser um alimento acessível e saudável, o que prova que a alimentação equilibrada não tem de ser necessariamente cara, proporciona uma sensação prolongada de saciedade, visto que é composta por amido, um hidrato de carbono complexo (de absorção lenta), o que significa que demora mais tempo a digerir.

É importante desfazer um mito em torno da massa. A causa de umas gordurinhas a mais, ou até mesmo da , deve-se especialmente – quando não há problemas de saúde associados, claro – a um excesso de , e não à ingestão de hidratos de carbono, como a massa ou o .

Enquanto alimento simples com baixo impacto ambiental, a massa é um alimento muito nutritivo e que contribui para o controlo do apetite, devido à sua composição nutricional e teor de fibra, principalmente nas versões integrais.

Salada fria com massa fusilli

Outra vantagem acrescida deste alimento de elevado valor nutricional e hidratos de carbono complexos é o facto de ser indicado para todas as faixas etárias, ou não fosse o consumo de aconselhável ao longo de toda a vida. Os desportistas e os adolescentes insaciáveis normalmente não resistem a um prato de massa, e as crianças não costumam fazer birras quando a veem no prato, independentemente do tipo de confeção. Assim, temos o benefício acrescido de um alimento que também permite refeições menos stressantes: quem cozinha para uma família inteira conhece bem as alegrias de um repasto consensual.

Os fãs de massa sabem que este alimento é como uma página em branco, pronta a receber os tons que lhe quisermos imprimir. Por essa razão, é muito apreciada nas culturas mais diversas e adapta-se facilmente aos ingredientes de várias regiões. No caso da nossa salada de fusilli, temos a presença inconfundível do queijo feta – um laticínio oriundo da Grécia, bastante nutritivo graças ao teor proteico, com aminoácidos essenciais e de fácil digestão.

Em termos calóricos, esta receita de salada é uma receita equilibrada e moderada, podendo ter uma excelente apresentação. Fica bem quando é confecionada numa versão mais monocromática – com fusilli biológico do Continente em tons de dourado, por exemplo – ou então, para quem preferir uma paleta mais animada, com fusilli tricolor. Neste caso, a presença dos brócolos, dos cogumelos e do fica mais discreta, mas a evocação do delicioso sabor de outras paragens permanece inalterável.

Bom apetite!

Receita Almoço

Salada de fusilli com queijo feta

30 m

4 pessoas

Ver Receita
Receita Almoço

Salada de fusilli com queijo feta

30 m

4 pessoas

Ver Receita

Ingredientes

  • 300 g de massa de fusilli

  • 2 cenouras

  • 200 g de brócolos

  • 1 dente de alho

  • 1 c. de sopa de azeite

  • 100 g de cubos de frango

  • 100 g de cogumelos

  • 2 tomates

  • 1 c. de sopa de manjericão picado

  • 150 g de queijo feta

  • 1 c. de café de sal

  • Pimenta preta q.b.

Preparação

1/

1/8

Comprar no Continente

Autor

À Roda da Alimentação