Esta semana trazemos duas receitas nutritivas e cheias de vitaminas, de preparação simples, ideais para um tempo que se avizinha mais quente e particularmente convidativo para iguarias leves e fresquinhas.
Ambas as receitas têm em comum os frutos vermelhos e são sugestões da ucraniana Oksana Zagoruy, coach de saúde, que se dedica a tempo inteiro a partilhar tudo o que sabe sobre um estilo de vida saudável. O princípio dos seus ensinamentos é imbatível: é preciso ouvir o corpo e privilegiar os ingredientes de origem vegetal. Afinal, é na natureza que podemos encontrar mais saúde, muitos dos nutrientes de que precisamos e uma vida francamente mais sustentável.
Os benefícios das tâmaras e das amêndoas
Esta receita de semifrio de frutos vermelhos e coco tem por base tâmaras e amêndoas. O fruto da tamareira apresenta carotenos, compostos bioativos com propriedades antioxidantes que contribuem para a proteção e saúde da pele e para prevenir alguns tipos de cancro.
As tâmaras contêm também uma grande quantidade de fibras, tão importantes para o controlo dos níveis de açúcar no sangue e para o bom funcionamento intestinal. Além disso, são ainda uma magnífica fonte de potássio, um mineral importante, mas um pouco esquecido, para o bom funcionamento do organismo e da saúde cardiovascular.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, consumimos demasiado sódio – o ideal seria menos de 2 mg por dia – e pouco potássio – de preferência mais de 3,5 g por dia. Neste alimento, temos um aliado precioso para alcançar os níveis recomendados.
Quanto às amêndoas, integradas nos chamados frutos oleaginosos ou secos (tal como as avelãs, as nozes, os pinhões e os pistácios), fazem parte das recomendações para uma alimentação equilibrada. Além de terem um valor nutritivo elevado e uma grande quantidade de vitaminas, fibras e minerais, são também uma uma fonte de energia e promovem a saciedade, devido ao seu teor em fibra e nutrientes.
Os benefícios dos frutos vermelhos e da beterraba
O nosso batido de framboesas e beterraba é multivitamínico e tem um aspeto extremamente apetitoso, graças não só à sua cor, mas também aos pequenos pontos vermelhos oriundos das framboesas e que decoram naturalmente esta bebida.
Tal como os restantes frutos vermelhos – entre eles o oxicoco, o arando, o mirtilo, a groselha, a cereja, o morango, a amora, entre outros –, a framboesa tem compostos com propriedades antioxidantes, e os seus benefícios estão também presentes na receita anterior, uma vez que o nosso semifrio leva precisamente uma camada de fruta feita à base de frutos vermelhos.
A presença de beterraba neste batido torna-o adocicado e extremamente saboroso. Este tubérculo, como se sabe, possui um sem-número de nutrientes, vitaminas e minerais. Geralmente, consumimos a beterraba crua ou cozida, em saladas e sopas, mas menos frequentemente em batidos, forma sob a qual resulta muito bem e confere uma cor magnifica. A beterraba tem muitos outros benefícios: é rico em ferro, importante para o bom funcionamento do sistema sanguíneo, prevenido doenças como a anemia e importante para o sistema imunitário.
Com estas receitas, comemos uma quantidade de nutrientes em doses muito generosas.
Bom apetite!
Semifrio de frutos vermelhos e coco
60 m
8 pessoas
Ingredientes
-
Para a base:
-
100 g de amêndoas
-
100 g de tâmaras sem caroço
-
Para a camada branca:
-
500 ml de bebida vegetal de soja sem açúcar ou leite magro
-
150 ml de leite de coco (de lata)
-
50 ml de geleia de arroz/mel, ou outro adoçante líquido
-
50 g de coco ralado
-
2 colheres de sopa de amido de milho
-
2 colheres de chá de agar-agar em pó
-
1/4 de sumo de limão
-
Para a camada de fruta:
-
150 ml de frutos vermelhos (amoras, framboesas e mirtilos)
-
100 ml de água
-
1/2 colher de chá de agar-agar em pó
Preparação
1/
Para a base, coloque num processador de alimentos as amêndoas e as tâmaras. Processe até obter uma mistura moldável. Ponha-a numa forma de fundo removível, pressionando com as mãos.
Para a camada branca, coloque num tacho a bebida de soja, o leite de coco, o sumo de limão, a geleia de arroz, o coco ralado, o amido de milho e o agar-agar. Misture muito bem com uma vara de arames.
Leve o tacho ao lume e cozinhe em lume médio-baixo durante 4 minutos, mexendo sempre com a vara de arames.
Uma vez engrossado o preparado, verta com cuidado sobre a base do semifrio e leve ao frigorífico.
Passados 30 minutos, prepare a camada da fruta. Coloque num tacho os frutos vermelhos, a água e o agar-agar. Leve ao lume, mexendo constantemente. Deixe cozinhar durante 4 minutos.
Passado esse tempo, desligue e esmague ligeiramente os frutos vermelhos com um garfo.
Deite a camada da fruta sobre o semifrio e volte a levar ao frigorífico durante 2 horas (passados cerca de 30 minutos já vai estar sólido, mas idealmente deve ser servido bem fresco). Sirva decorado com mirtilos frescos e hortelã!
Batido de framboesa e beterraba
10 m
2 pessoas
Ingredientes
-
1 banana madura
-
200 g de framboesas
-
½ beterraba pequena
-
400 ml de bebida vegetal de soja sem açúcar ou leite magro
-
2 colheres de sopa de sementes de linhaça moídas
-
1 colher de sopa de manteiga de amendoim
Preparação
1/7
Coloque todos os ingredientes numa liquidificadora e processe durante 1 minuto, até ficar bem cremoso.
Sirva imediatamente, decorando com mais frutos vermelhos.
Autor
À Roda da Alimentação