Um pouco à semelhança do que acontece em Portugal, a sopa é parte integrante da gastronomia de Marrocos. Esta receita de sopa de batata-doce com lentilhas é diferente e tem o aroma exótico de outras paragens.
Ninguém diria que a batata-doce e as lentilhas ficariam tão bem juntas na mesma receita, neste caso uma sopa oriunda do Norte de África. Mas a verdade é que estes dois alimentos são bastante versáteis e a sopa é apenas uma das muitas variações em que a sua confecção resulta bastante bem.
Os benefícios da batata-doce
A batata-doce tornou-se nos últimos anos um alimento muito conhecido, especialmente devido ao facto de ser uma excelente fonte de fibra e de hidratos de carbono. O seu teor em fibra permite que a subida do açúcar seja mais lenta, por isso se diz que tem um índice glicémico mais baixo do que a batata normal. O seu teor em fibra também a torna num acompanhamento ideal para incluir nas suas refeições, pois permite um maior controlo do apetite
Por outro lado, a batata-doce é rica em vitamina A e C e é fonte de tiamina e potássio – importantes para o bom funcionamento do organismo e benéficos para a saúde. Opte por consumir a batata-doce ao natural, sem adição de sal, utilizando especiarias ou ervas aromáticas para temperar.
Receita: Brownies de batata-doce de Alice Trewinnard
Os benefícios das lentilhas
Já as lentilhas, pertencentes à família das leguminosas – tal como o feijão, o grão-de-bico, a ervilha, o tremoço ou a fava – são muito ricas em proteínas e, portanto, a sua combinação com a batata-doce permite um bom equilíbrio entre dois dos elementos recomendáveis em qualquer refeição: proteínas e hidratos de carbono.
Com esta receita de sopa marroquina de batata-doce e lentilhas pode fugir um pouco à forma mais habitual de cozinhar estes dois alimentos. As lentilhas estão geralmente presentes em saladas, almôndegas e hambúrgueres, enquanto a utilização da batata-doce praticamente só conhece duas variações – cozida ou assada.
O preço das lentilhas é bastante acessível e encontramo-las disponíveis nos supermercados durante todo o ano, com ou sem casca, inteiras ou em metades, e também sob a forma de farinha, que não é nada mais do que lentilhas secas e moídas. Assim, esta receita resulta também num prato tão nutritivo quanto económico.
Receita: estufado de lentilhas com bacalhau
Os restantes elementos da nossa sopa marroquina, nomeadamente a cenoura e o tomate, têm, entre outros, benefícios sobejamente conhecidos: são ambos fornecedores de compostos bioativos com ação antioxidante, e excelentes fontes naturais de fibras. Nesta sopa deliciosa e diferente, o cominho e o açafrão são o segredo do aroma quente e exótico que ela exala. E, por fim, um pormenor curioso: em Marrocos não se diz «comer sopa», mas sim «beber sopa», o que nos dá quase vontade de brindar, já que este petisco vende saúde.
Bom apetite!
Sopa marroquina de batata-doce com lentilhas
40 m
4 pessoas
Ingredientes
-
1 cebola (mal picada)
-
2 cenouras médias (aos cubos)
-
3 dentes de alho
-
190 g de lentilhas verdes secas
-
2 batatas-doces (grandes)
-
2 tomates maduros (aos cubos)
-
5-6 chávenas de água ou caldo de legumes
-
1 c. de café de cominho
-
1 c. de café de açafrão
-
1 c. de café de pimentão
-
1 c. de café de sal
-
Coentros frescos q. b (ou salsa, se preferir)
Preparação
1/
Num recipiente antiaderente junte 2 colheres de azeite e refogue a cebola e as cenouras durante 5 minutos.
Junte os alhos e o gengibre e deixe refogar por mais 2 minutos.
Adicione a colher de azeite restante e as especiarias, mexendo sempre.
Junte a água (ou o caldo de legumes), o tomate, a batata-doce e as lentilhas.
Deixe ferver levemente, baixe o lume e cozinhe até que a batata-doce amoleça, (cerca de 25 minutos).
Decore com os coentros picados e sirva.
Autor
À Roda da Alimentação