Independentemente de se ser amador ou profissional é preciso aliar um bom treino a uma nutrição adequada.
A intensidade, o nível, a duração e a frequência do exercício físico são fatores que influenciam as necessidades alimentares, pelo que as escolhas alimentares deverão ser ajustadas caso a caso.
O que comer antes do treino?
De uma forma geral, e tendo em conta a recomendação para uma pessoa que pratica atividade física de forma mais recreativa, a refeição que antecede a atividade física (até 3 horas antes) deverá ser constituída por alimentos fornecedores de hidratos de carbono, como o pão, a massa, o arroz… uma vez que são a fonte primordial de energia para os nossos músculos.
O que comer depois do treino?
Após a atividade física é necessário repor os níveis de hidratação e os nutrientes perdidos durante a mesma, assim devemos dar destaque novamente aos alimentos com hidratos de carbono e à ingestão de água.
Pode-se treinar em jejum?
Treinar em jejum tem vários riscos, nomeadamente a perda de rendimento de quem treina apenas por gosto. Por norma, não é necessário comer imediatamente antes do treino, podendo a refeição ser feita 2h a 3h antes.
Para saber mais veja o que comer antes e depois do treino.
Mayumi Thaís Delgado é licenciada em Ciências da Nutrição e e Mestre em Publicidade e Marketing. Atualmente, coordena a Equipa de Nutrição e Investigação da Sonae MC.
Autor
Mayumi Thaís Delgado: Nutricionista