Como ter uma alimentação saudável? Que cuidados devo ter?

Por Mayumi Thaís Delgado: Nutricionista

Em primeiro lugar, devemos ter sempre em mente que a Roda da Alimentação Mediterrânica é um guia excelente para iniciarmos uma , pois ajuda-nos a comer de forma mais equilibrada, variada e completa. Esta deve ser a nossa principal orientação.

Ao guiarmo-nos por ela sabemos que temos de comer mais dos grupos maiores, como as frutas e hortícolas (na sopa e no prato – meio prato), e menos dos grupos menores, como os das gorduras, sendo que devemos dar primazia ao azeite.

Devemos variar dentro de cada grupo, por exemplo no caso do grupo da , e ovos, devemos alternar entre eles e garantir que pelo menos 2 das refeições de peixe devem ser de peixe gordo como a dourada, sardinha, cavala, , , entre outros. Além disso, não podemos esquecer que a deve ser a bebida de eleição e que devemos ingerir cerca de 1,5l a 2l por dia.

São vários os cuidados que devemos ter, e mesmo que não se cumpra todos, podemos ir definindo pequenas metas e comemorando saudavelmente cada conquista.

Recomendamos ainda a leitura deste post, que apesar de ser dedicado ao período de , as recomendações aplicam-se a qualquer altura: Alimentação saudável em quarentena.

Mayumi Thaís Delgado é licenciada em Ciências da Nutrição e e Mestre em Publicidade e Marketing. Atualmente, coordena a Equipa de Nutrição e Investigação da Sonae MC.

Autor

Mayumi Thaís Delgado: Nutricionista