No meu recente programa À Roda da Alimentação, que passou na RTP1, aprendi a fazer melhores escolhas alimentares e dei um toque especial às lancheiras dos meus filhos.

Embora seja quase sempre o meu marido a tomar conta das compras, muitas vezes sou eu que preparo a lista. Esta semana contei com uma ajuda especial: a nutricionista Mafalda Almeida explicou-me como se podem tomar decisões esclarecidas e mais adequadas a um estilo de vida saudável através do apoio do site do Continente.

Para garantir variedade e equilíbrio, é muito importante planear o que vamos comprar. Na secção dos frescos, por exemplo, devemos estar atentos aos produtos da época destacados. A informação nutricional de cada alimento, disponível no site, também é preciosa para fazermos as melhores escolhas e esclarecer todas as dúvidas sobre os ingredientes de cada produto. Isto pode ser determinante para quem sofre de algum tipo de intolerância ou alergia alimentar.

Idealmente, devemos optar por produtos com menos açúcares, sal e gorduras adicionados, e menos aditivos, como os conservantes. Com isto em mente, aproveitei a presença da Mafalda para aprimorar as lancheiras escolares da Beatriz e do João. Ao essencial (laticínios, fruta e cereais), somámos um pequeno doce caseiro saudável e muito fácil de preparar.

Juntam-se 200 g de avelã, 200 g de tâmaras, 2 colheres de sopa de cacau e tritura-se tudo. Adiciona-se um pouco de água até se obter uma pasta moldável e já está! É só enrolar umas bolinhas e pôr no frigorífico. Delicioso!

Pode assistir a este programa online no site da RTP1.

Your Content Goes Here

Your Content Goes Here

Your Content Goes Here

Adicionar comentário

Não perca pitada
das nossas novidades