A blogger Maria de Oliveira Dias sabe tudo sobre os universos vegetariano e vegan. E, agora, eu também sei um bocadinho. 

Aos 12 anos decidiu ser vegetariana e nem os pais a conseguiram demover. De lá para cá, tornou-se vegana e uma especialista neste estilo de vida, com dois livros publicados sobre o tema. Falo-vos da blogger Maria de Oliveira Dias, a convidada desta semana do meu programa À Roda da Alimentação, que passou sábado, na RTP1.

As escolhas alimentares da Maria e da sua família baseiam-se, sobretudo, nos alimentos de origem vegetal da estação, de agricultura biológica ou qualquer outra que respeite o ecossistema e o meio ambiente. Por isso, em sua casa não há produtos de origem animal e não faltam leguminosas. Para quem não está muito familiarizado com o termo, este é o nome que se dá às plantas cujas sementes crescem em vagens: feijão, grão-de-bico, ervilhas, lentilhas, favas, soja, tremoço, entre outras.

Com elevado valor nutricional, as leguminosas são importantes em todas as fases da vida. A sua riqueza em minerais como cálcio e ferro torna-as relevantes em fases de crescimento como a infância e a adolescência. Pelo teor em folatos, o seu contributo durante a gravidez torna-se ainda maior e, uma vez que apresentam um teor considerável em fibra, a capacidade de promover a saciedade e controlar o apetite é uma ajuda no controlo do peso em qualquer idade

Foi exatamente nas leguminosas que a minha convidada baseou as duas deliciosas receitas que trouxe ao programa: caril de lentilhas e strogonoff de ervilhas. E desta forma fiquei a dominar melhor o tema. Até porque, ao que parece, tenho lá em casa uma vegetariana, a minha enteada Maria, que decidiu esta mudança na sua vida.

Assista ao programa deste fim de semana, online, no site da RTP1.

Your Content Goes Here

Your Content Goes Here

Your Content Goes Here

Comentários1

Adicionar comentário

Não perca pitada
das nossas novidades