Há cada vez mais pessoas a adotar um regime alimentar vegetariano ou até vegan. A Associação Vegetariana Portuguesa, baseando-se num estudo da consultora Nielsen, indica que 120 mil portugueses já fizeram esta opção.

Com este tema surgem algumas dúvidas: é possível ter uma alimentação saudável somente baseada em alimentos de origem vegetal? Para chegar a algumas conclusões, tive de consultar a equipa de nutricionistas do Continente.

Existem vários tipos de dietas vegetarianas, em todas excluem-se a carne e o peixe, e nas mais restritas eliminam-se também os ovos e/ou laticínios. Numa dieta desta natureza espera-se que haja uma redução da ingestão calórica e de gorduras saturadas, por exemplo. O que poderá ser verdade se forem feitas as escolhas certas. Por norma, verifica-se uma maior ingestão de fruta e hortícolas, assegurando os níveis necessários de fibras e algumas vitaminas e minerais. Mas podem ficar a faltar outros…

Ao restringirmos os alimentos de origem animal, podemos comprometer a adequada ingestão de alguns nutrientes essenciais, como é o caso das vitaminas B12 e D, cálcio, ferro, zinco, iodo e ácidos gordos essenciais. E, por isso, segundo as ‘Linhas de orientação para uma alimentação vegetariana saudável’, da Direção-Geral da Saúde, se tomarmos esta decisão, é importante ter conhecimentos específicos, alimentares e nutricionais, e alguns cuidados, para garantir que continuamos a receber o que precisamos.

Em substituição da carne e peixe, devem encontrar-se outras fontes de proteína completas. Soja, quinoa e amaranto, por exemplo, podem ser boas alternativas. As leguminosas misturadas com cereais integrais também são uma opção para garantir a ingestão dos diferentes aminoácidos essenciais. Já a vitamina B12, inexistente em produtos de origem vegetal, deve ser obtida através de suplementos.

Simplificando, a resposta é que não há problema se optar por uma dieta vegetariana, desde que faça um bom planeamento e continue a ingerir o que faz falta ao organismo, mas o ideal é procurar sempre aconselhamento junto de um nutricionista.

Vegan é outra coisa

Ainda que semelhantes, o vegetarianismo e o veganismo são coisas diferentes. Os vegetarianos excluem carne e peixe da alimentação, mas não necessariamente todos os produtos de origem animal, uma vez que podem consumir, por exemplo, ovos, laticínios e mel. Já o veganismo é mais do que uma dieta, trata-se de um estilo de vida. Os veganos eliminam todos os produtos de origem animal da sua alimentação e excluem a utilização de roupa, produtos de higiene, cosmética, entre outros, que sejam de origem animal ou testados neles.

Your Content Goes Here

Your Content Goes Here

Your Content Goes Here

Comentários6

  1. Carlos Marques 13/08/20 03:21 | 19.10.2019 8:50 PM

    Já ouviram falar da chlorella e do agrião, ou andar descalço na terra.
    Pois são fintes de B12.

    Responder
    1. Sapateiro 13/08/20 03:21 | 24.10.2019 2:28 PM

      Andar descalço na terra. A sério? Haja paciência

      Responder
  2. Arlete Camões 13/08/20 03:21 | 25.10.2019 6:30 AM

    Exatamente Carlos Marques e há muita falta de conhecimento neste campo, pois a B12 encontra-se essencialmente nas bactérias.

    Responder

Adicionar comentário

Não perca pitada
das nossas novidades