Comer melhor é fácil e faz a diferença!

Por À Roda da Alimentação

Partilhar

A alimentação saudável protege-nos e dá-nos uma qualidade de vida incomparável. Ainda por cima, há cada vez menos desculpas para não a seguir.

No momento singular que vivemos, perante uma pandemia que não dá tréguas, a alimentação não deve ser descurada.

Quem tem o sistema imunitário enfraquecido ou sofre de condições crónicas, como a diabetes, a obesidade e as doenças cardiovasculares, na grande maioria das vezes provocadas por uma má alimentação, está mais sujeito aos riscos de vários tipos de infeção, incluindo a por Covid-19.

É um facto, o estado nutricional diminuído, pode levar a um maior risco de desenvolver complicações no caso de exposição a várias doenças. Esta não é exceção.

Mas a verdade é que não basta comer, é essencial ‘saber’ comer. A má nutrição expõe-nos a maiores riscos de saúde e a falta ou escassez de nutrientes pode provocar desequilíbrios graves no organismo. Para fazer uma alimentação saudável precisamos de ingerir os nutrientes necessários e na quantidade adequada.

Por exemplo, para garantir as defesas, o nosso organismo requer nutrientes específicos, como zinco, selénio, ferro, vitaminas A, C, D, E, B6 e folatos.

Mas estes encontram-se em diferentes grupos de alimentos, logo, a primeira regra de uma dieta equilibrada é a diversidade. A Roda dos Alimentos é um ótimo guia para quem não sabe por onde começar.

Mesmo com os atuais desafios mundiais, as cadeias de abastecimento não falharam e as alternativas saudáveis continuaram a ganhar espaço nos supermercados em Portugal.

Marca Continente Equilíbrio


É disso referência a marca cuja missão acaba de ser reforçada. Com o objetivo de disponibilizar um conjunto de produtos nutricionalmente equilibrados a um preço baixo e democrático – porque a alimentação saudável deve chegar a todos -, o Continente ajustou os critérios de seleção das soluções que integram esta gama, com a ajuda da sua equipa de nutricionistas.

Mais exigente no que respeita aos valores nutritivos – sem gorduras hidrogenadas, sem óleo de palma, preferencialmente sem edulcorantes (“adoçantes”), corantes e aromas artificiais-, a oferta da marca foi também alargada (inclui cerca de 60 novos produtos fortificados ou naturalmente saudáveis), a favor da diversidade.

Foram melhorados mais de 20 produtos, substituindo edulcorantes, corantes e aromas artificiais por alternativas naturalmente saudáveis. É o caso dos iogurtes magros, do atum ao natural ou das compotas 100% fruta.

Por fim, a linha foi igualmente alvo de uma grande aposta no que toca ao sabor e na imagem, agora mais atual e colorida, mantendo bem visível o Semáforo Nutricional, que sinaliza a concentração dos nutrientes (lípidos (gorduras), ácidos gordos saturados, açúcar e sal). Para aprender a ‘ler’ este semáforo, espreite o nosso post As cores que contam‘.

Com a marca Continente Equilíbrio, cada vez é mais fácil ter no prato aquilo que nos faz bem!

Conheça a gama completa Continente Equilíbrio e faça as escolhas certas.
Por uma vida mais saudável. 

Autor

À Roda da Alimentação