Os exercícios aeróbicos são uma atividade física que envolve movimentos contínuos e rítmicos, com o objetivo de aumentar a frequência cardíaca e melhorar a capacidade respiratória. A Solinca explica-nos como.
O que é a atividade física?
A prática regular de atividade física é um hábito que deve ser incluído no nosso quotidiano, com a finalidade de alcançarmos bem-estar físico e mental. E por atividade física, compreendemos todos os movimentos que pressupõem um gasto calórico superior ao dos períodos de descanso, quer estejamos sentados, deitados ou reclinados.
Benefícios e importância da atividade física
- Aumenta a produção de endorfinas e reduz a hormona do stresse, o que eleva a sensação de bem-estar e diminui a ansiedade;
- Aumenta a produção de anticorpos, reforçando o sistema imunitário;
- Melhora as funções cardiovasculares e ajuda a reduzir o colesterol ‘mau’ (LDL) e a controlar a tensão arterial;
- Diminui a massa gorda e aumenta a massa muscular;
- Aumenta a massa óssea e previne a diminuição da resistência óssea (osteoporose) e da resistência dos tendões e ligamentos;
- Melhora a memória e aumenta a concentração;
- Estimula a produção de insulina e o seu transporte para as células, ajudando na prevenção da Diabetes tipo 2.
No grupo dos movimentos que podemos realizar, destacamos os exercícios aeróbicos, que têm como principal objetivo melhorar a função cardiorrespiratória e aumentar a resistência física.
Estes exercícios físicos são de intensidade baixa a moderada e dependem principalmente do processo de geração de energia aeróbica pelos músculos. O termo «aeróbico» é definido como energia que «envolve ou exige oxigénio» e refere-se ao uso do oxigénio para atender às necessidades de energia do organismo.
Por outras palavras, a energia gasta durante a prática de exercícios aeróbicos (como por exemplo, exercícios longos, de intensidade baixa a moderada) decorre do processo de transformação dos hidratos de carbono em energia. Estes exercícios, podem ser facilmente «encontrados» nos ginásios Solinca e no seu leque variado de aulas de grupo.
Exemplos de exercícios aeróbicos
- Dançar – por exemplo, fazendo uma aula de Zumba, que é um programa de exercício físico que combina elementos de salsa, merengue, samba, reggaeton e hip-hop com outros exercícios aeróbicos.
- Nadar – praticar natação é um dos exercícios mais completos, uma vez que ao nadar ativamos todos os grupos musculares. Mantendo a realização das técnicas de natação adequadas, terá também benefícios ao nível do fortalecimento do core, musculatura das costas e ainda melhoria da capacidade cardiorrespiratória.
- Pedalar – nos ginásios Solinca pode encontrar bicicletas horizontais (com encosto), mais adequadas para quem está a começar ou para quando se recomenda pedalar mantendo mais a rotação num plano horizontal ou diagonal (libertando ligeira tensão, principalmente da articulação dos joelhos); bicicletas verticais (sem encosto), que permitem otimizar o desempenho, aumentar a resistência física e também a resistência muscular dos grandes grupos musculares envolvidos ao nível da coxa e da perna); e as bicicletas de treino, mais próximas das bicicletas de terreno, com uma tecnologia avançada que permite consultar e registar os progressos e o desempenho. Temos disponíveis em todos os nossos clubes aulas de Cycle e de RPM, que são programas de aulas específicas para quem pedalar é uma paixão.
- Andar/Correr – pode melhorar o seu desempenho da marcha e da corrida, aumentando a sua resistência física através da utilização das passadeiras nas salas de cárdio. É aconselhável a ajuda de um profissional na prescrição do melhor programa de treino para si.
Benefícios dos exercícios aeróbicos
- O aumento da capacidade pulmonar.
- O fortalecimento e o desenvolvimento do músculo cardíaco.
- A circulação sanguínea e a redução da tensão arterial.
- O trabalho e a tonificação de diversos grupos musculares; os exercícios aeróbicos trabalham os músculos de forma contínua, o que ajuda a aumentar a resistência física ao longo do tempo. Conforme se vai praticando esses exercícios regularmente, o seu corpo adapta-se e melhora a capacidade de suportar esforços por períodos mais longos sem se cansar rapidamente.
- A redução do risco de várias doenças crónicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes tipo II, hipertensão, osteoporose, ainda está associada à redução de riscos de vários tumores, como o cancro da mama, do estômago, do intestino, do rim e do pulmão.
Em resumo, os exercícios aeróbicos têm uma série de benefícios para a saúde física e mental. Fortalecem o sistema cardiorrespiratório, auxiliam no controlo do peso, fortalecem o sistema imunitário, melhoram a saúde mental e contribuem para aumentar a qualidade do sono. Por isso, incluir esses exercícios na rotina é uma ótima forma de manter um estilo de vida saudável e equilibrado.
Bons treinos!
Eduardo Pinho, Personal Trainer, Solinca Light Maia
Este artigo teve a colaboração da SOLINCA
Bibliografia:
Thomas Nelson Inc. 1997. «Can stress heal?».
Harvard Health. «Interval training for a stronger heart».
Sociedade Brasileira de Cardiologia (Janeiro de 2013). Arquivos Brasileiros de Cardiologia.
DGS: Direção geral de saúde, disponível em: Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (dgs.pt)
Autor
À Roda da Alimentação