Nos últimos anos o interesse pelo treino funcional tem aumentado. Há quem lhe chame o “treino da moda”. Conheça os objetivos e benefícios deste tipo de treino no âmbito de um programa de exercícios.
Treino Funcional: o que é?
O treino funcional é definido como um exercício continuo que envolve equilíbrio e a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo (propriocepção). É realizado com os pés no chão e sem utilização de máquinas, para que a força seja aplicada em condições instáveis e o peso do corpo seja gerido em todos os planos de movimento. Centrado na funcionalidade do corpo humano, este treino tem em consideração quatro “tipos” de movimento:
- Deslocação e manutenção da postura bípede;
- Mudanças de nível (subir e descer);
- Empurrar e puxar;
- Rotação e mudanças de direção.
Objetivo do treino funcional
O objetivo deste tipo de treino é melhorar a coordenação motora, o equilíbrio, a força muscular e a resistência, de modo a tornar o corpo mais eficiente nas atividades diárias. O treino funcional pode ser adaptado para diferentes níveis de condicionamento físico, sendo muito utilizado por atletas e pessoas que procuram uma forma de exercício mais dinâmica e completa.
Tendo em conta o que foi dito, é importante que no desenho de um programa de exercícios o foco seja colocado:
- nos padrões de movimento, em vez do foco em exercícios específicos para músculos individuais;
- em movimentos com múltiplos planos, com enfâse no equilíbrio e na estabilização;
- em exercícios que acionem múltiplas articulações, sendo dado relevância a um trabalho integrado de treino de força, resistência, potência, hipertrofia, bem como à agilidade, velocidade e dinâmica do core.
Uma das especificidades deste tipo de treino consiste na adaptação às exigências de cada tipo de pessoa e nos resultados que se pretendem alcançar. No que se refere à progressão no treino funcional, esta deve passar pela integração de:
- exercícios menos funcionais e mais analíticos, onde atuam menos articulações e requerem mais estabilização externa (com por exemplo, adicionar carga) e movimentos com mais restrições;
- exercícios mais funcionais e integrados, onde atuam mais articulações com carga externas;
- exercícios executados com menos estabilização externa e movimentos sem quaisquer restrições.
Benefícios do treino funcional
Facilmente se percebe o porquê do treino funcional despertar tanto interesse, pois a sua prática tem múltiplos benefícios, entre outros:
- melhoria da eficiência dos padrões do movimento;
- melhoria da capacidade física em geral;
- resistência aeróbia;
- aumento da força e massa muscular;
- redução da massa gorda.
O treino funcional é uma excelente opção para todos, uma vez que, por princípio, têm em consideração as necessidades de cada um.
O nível de execução dos exercícios deve respeitar a individualidade e especificidade de cada pessoa, de modo a promover um melhor desempenho das atividades do dia-a-dia, seja no trabalho, em casa ou na atividade desportiva.
Mário César Navarro, Personal Trainer, Solinca Classic Laranjeiras

Este artigo teve a colaboração da SOLINCA
Bibliografia
Boyle M. New Functional Training for Sports. Champaign (IL): Human Kinetics; 2014.
Santana JC. Functional Training. Champaign (IL): Human Kinetics; 2016.
Stenger, Leslie M.S.. WHAT IS FUNCTIONAL/NEUROMOTOR FITNESS?. ACSM's Health & Fitness Journal 22(6):p 35-43, 11/12 2018. | DOI: 10.1249/FIT.0000000000000439

Autor
À Roda da Alimentação