Tudo sobre o Treino funcional

Por À Roda da Alimentação

O é uma boa opção para todos, uma vez que, por princípio, tem em consideração as necessidades de cada pessoa. Tal como o nome sugere, a sua base assenta nos movimentos naturais do ser humano, de acordo com a sua função. Conheça este treino cada vez mais na moda e saiba quais são os objetivos e benefícios da sua prática.

O que é o Treino Funcional?

O treino funcional é definido como um conjunto de exercícios dinâmicos que envolve equilíbrio e capacidade de reconhecimento da localização espacial do corpo, a chamada propriocepção.

Os seus exercícios assentam em pilares de fortalecimento do core, ou seja, da zona abdominal e lombar, responsável pela estabilização da nossa postura, o que acaba por definir o corpo e melhorar os movimentos normais do quotidiano; por essa razão, o treino funcional foi por isso primeiramente aplicado na fisioterapia, como ferramenta de reabilitação para a recuperação de pacientes com algum tipo de limitação.

No entanto, o método tornou-se muito popular entre atletas ou pessoas que querem ganhar força, resistência e, de um modo geral, mais saúde, até ganhar a notoriedade que tem hoje.

Praticado com os pés no chão e sem a utilização de máquinas, o treino funcional recorre a diversos acessórios como elásticos, bolas, cordas, kettlebells, conseguindo um grau de variabilidade que o torna bastante divertido e pouco monótono.

Correr, saltar, agachar, carregar um objeto e empurrar são tudo movimentos naturais do ser humano que podem fazer parte de uma sessão de treino funcional, precisamente por serem ações normais/funcionais do nosso quotidiano. Centrado precisamente na questão da funcionalidade do corpo humano, este treino tem em consideração quatro tipos de :

  • Deslocação e manutenção da postura bípede.
  • Mudanças de nível (subir e descer).
  • Empurrar e puxar.
  • Rotação e mudanças de direção.

Tal como qualquer outra atividade física, é importante ser feito com o acompanhamento de um profissional da área com credibilidade, que respeite os limites do seu corpo e adapte o treino às suas necessidades, visto que nesta matéria estamos longe de ser todos iguais.

Objetivo do treino funcional

O objetivo do treino funcional é melhorar a coordenação motora, o equilíbrio, a força muscular, a flexibilidade e a resistência, de modo a tornar o corpo mais eficiente nas atividades diárias.

O treino funcional pode ser adaptado a diferentes níveis de condicionamento físico, sendo muito utilizado por atletas e pessoas que procuram uma forma de exercício mais dinâmica e completa. Assim, o perigo de sobrecarregar uma zona corporal específica é mais baixo, diminuindo também a probabilidade de desenvolver algum tipo de lesão.

Este método de treino é bastante popular pela sua capacidade de prevenção de lesões, pelas melhorias cardiovasculares que promove e, em simultâneo, para reduzir a massa gorda corporal e aumentar a definição muscular. Tendo em conta o que foi dito, é importante que na conceção de um programa de exercícios o foco esteja nos padrões de movimento, e não em exercícios específicos para músculos individuais; em movimentos com múltiplos planos, com enfâse no equilíbrio e na estabilização; em exercícios que acionem múltiplas articulações, sendo dado relevância a um trabalho integrado de treino de força, resistência, potência, hipertrofia, bem como à agilidade, velocidade e dinâmica do core.

Benefícios do treino funcional

Não é difícil perceber por que razão o treino funcional desperta tanto interesse, uma vez que a sua prática tem múltiplos benefícios:

  • Melhoria da capacidade física em geral.
  • Aumento da força e da massa muscular.
  • Redução da massa gorda.
  • Melhoria da eficiência dos padrões do movimento.
  • Resistência aeróbia.

Uma das especificidades deste tipo de treino consiste na adaptação às exigências de cada tipo de pessoa e nos resultados que se pretende alcançar. O nível de execução dos exercícios deve respeitar a individualidade e a especificidade de cada praticante, de modo a promover um melhor desempenho das atividades do dia a dia, seja no trabalho, em casa ou na atividade desportiva.

Bom treino!

Autor

À Roda da Alimentação