Como sentar corretamente

Por À Roda da Alimentação

Fazemos pouco exercício e passamos muito tempo sentados, seja em casa, no trabalho ou nos transportes. A Solinca explica como isso afeta a saúde e como podemos melhorar a postura.

Neste novo ‘normal’, com o aumento de pessoas em regime de teletrabalho, e consequente subida do tempo que passamos em casa, existe maior propensão para que se alarguem também os períodos em que estamos inativos durante o dia. Esta tendência pode ter consequências sérias para a nossa saúde. Por isso, é importante ter consciência da nossa postura quando sentados (manter uma postura correta ao PC, por exemplo) e identificar o que podemos fazer para a melhorar.

A postura sentada requer menos gasto de energia e impõe menor carga sobre os membros inferiores, por comparação com a posição em pé. Porém, estar sentado eleva para 70% a carga de peso do indivíduo sobre a coluna. Estar sentado sem suporte é como ficar em pé, já que ocorre muita atividade na região torácica e pouca atividade nos músculos abdominais e psoas (músculo estabilizador do corpo humano, que liga a coluna vertebral às pernas).

A posição sentada produz uma retificação acentuada da lordose lombar e provoca uma tensão nos ligamentos da porção posterior, bem como das fibras posteriores dos discos intervertebrais. Desse modo, o disco, a nível lombar, é deslocado e submetido à deformação. Já na porção anterior, os discos encontram-se em compressão e este fator pode desencadear efeitos nocivos.

Para ajudar a evitar complicações desta natureza, deixamos abaixo algumas dicas para garantir que se mantém a . Ainda assim, a nossa recomendação é que evite esta posição por longos períodos. Idealmente, deverá fazer uma pausa de 10 minutos em pé, a cada 60 minutos sentado.

Ao ganhar consciência sobre o que fazemos errado, conseguimos incorporar estratégias para melhorar. Basta querer. Mantenha-se ativo! Mantenha-se saudável!

Dicas para manter uma postura correta sentado  

  • Mantenha os pés apoiados no chão ou num apoio para os pés;
  • Evite cruzar os joelhos ou tornozelos;
  • Mantenha um pequeno espaço entre a parte posterior dos joelhos e a cadeira;
  • Posicione os joelhos na mesma altura ou ligeiramente mais baixos do que a coxa;
  • Coloque os tornozelos à frente dos joelhos;
  • Relaxe os ombros, afastando-os das orelhas;
  • Mantenha os antebraços e as coxas paralelas ao chão, sempre que possível;
  • Olhe para a frente sem forçar o pescoço;
  • Mantenha as costas contra a cadeira ou use uma almofada, se houver algum lugar em que as costas não toquem na cadeira, especialmente na região lombar, mantendo a coluna neutra.

.


.

Para saber mais, não perca o nosso artigo sobre ‘motivação para treinar‘.

.


.

Atividade física na infância


Este artigo teve a colaboração da SOLINCA

Autor

À Roda da Alimentação