Pernas de frango estufadas com azeitonas verdes

Por À Roda da Alimentação

Ver Receitas

Há uma série de boas razões para comermos , um dos alimentos mais consumidos no mundo inteiro e um dos mais versáteis. Esta receita de pernas estufadas com azeitonas verdes é equilibrada, muito saborosa e particularmente diferente.

O frango é uma excelente alternativa entre as carnes brancas. Com menor quantidade de gordura, quando consumido sem pele é considerado uma carne magra, e constitui uma excelente fonte de proteína de alto valor biológico. É rico em niacina, vitamina B12 e é fonte de riboflavina, vitamina B6, potássio e fósforo. Por ser rico em vitamina B12, contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso e imunitário e a redução do cansaço e da fadiga. Esta vitamina possui ainda um papel essencial na formação das células sanguíneas, na síntese de ADN e na manutenção da integridade das células nervosas. Além disso, devido à sua composição nutricional, também contribui para o bom funcionamento do organismo em geral. Por estas razões, é um alimento que deve fazer parte de uma alimentação equilibrada e é aconselhado para todas as idades

A versatilidade deste alimento torna-o particularmente presente no nosso quotidiano gastronómico. Parecendo que não – e pensando também naqueles que preferem não comer carnes vermelhas e têm, por isso, menos alternativas alimentares –, mesmo que o consumamos com alguma frequência, o frango permite-nos ter a sensação de que estamos sempre perante um alimento diferente se pusermos a nossa criatividade à prova.

Ora, este prato é precisamente a prova de que podemos surpreender com um alimento relativamente comum. Para preparar estas pernas de frango estufadas com azeitonas verdes, não precisamos de nos munir de grande paciência ou desistir a meio para ir comprar o famigerado frango assado, esse último recurso quando não há nem vontade, nem tempo para cozinhar. Bastam alguns temperos básicos e umas quantas azeitonas verdes.

A propósito deste acepipe servido frequentemente como aperitivo, vale a pena lembrar que é um pau de dois bicos: simplesmente deliciosas, as azeitonas têm um elevado teor antioxidante graças à presença de vitamina E, mas devido ao seu valor calórico devem ser consumidas com moderação. Neste caso, porém, a sua presença é apenas um toque inofensivo de sofisticação para um molho delicioso, razão pela qual esta receita merece ser acompanhada com um arroz branco que lhe faça justiça e algumas hortícolas – uma salada aromática com tomate e cenoura, ou simplesmente uns legumes salteados.

Bom apetite!

Receita Almoço

Pernas de frango estufadas com azeitonas verdes

45 m

4 pessoas

Ver Receita
Receita Almoço

Pernas de frango estufadas com azeitonas verdes

45 m

4 pessoas

Ver Receita

Ingredientes

  • 4 coxas de frango

  • 1 cebola grande

  • 3 dentes de alho

  • 4 tomates maduros

  • 1 c. de café de pimentão fumado

  • 1 c. de café de sal

  • 2 folhas de louro

  • 1 dl de azeite

  • 75 g de azeitonas verdes (sem caroço)

  • 1 c. de sopa de vinagre de arroz

  • Pimenta preta q.b.

  • Salsa q. b.

Preparação

1/

1/6

Comprar no Continente

Autor

À Roda da Alimentação