Benefícios do iogurte

Por À Roda da Alimentação

O faz parte da alimentação de muitas culturas. Atualmente, encontra-se no mercado das mais variadas formas – sólido, líquido, natural, aromatizado, com fruta, tipo grego, de soja, sem , entre outras versões. Além de uma infinidade útil de possíveis utilizações, há muitos benefícios neste alimento milenar.

As referências ao iogurte e aos seus benefícios datam pelo menos de há 6000 a.C., de acordo com os textos aiurvédicos de medicina alternativa desenvolvida na Índia. Julga-se que o iogurte seja oriundo da Ásia Ocidental e do Médio Oriente, lugar onde é muito utilizado para e confeção de vários pratos. Ao que tudo indica, a palavra iogurte parece ter origem no vocábulo turco yoğurmak, que significa engrossar, coalhar ou coagular. Muitos relatos descrevem uma brevíssima história deste alimento: em tempos, os pastores nómadas transportavam em recipientes feitos com pele de animais; graças ao calor gerado com a proximidade do corpo, as enzimas do leite fermentavam e produziam uma espécie de leite comestível, que durava mais tempo do que o próprio leite.

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O iogurte é produzido através da fermentação bacteriana do leite; as bactérias são responsáveis pela fermentação da lactose, o açúcar natural do leite, e pela produção de ácido lático, o que garante a textura e o sabor característico deste alimento, que pode ser consumido em qualquer altura do dia, como ou . Por norma, o iogurte é comido isoladamente; porém, na sua versão natural, é um excelente ingrediente para confecionar um sem-número de pratos – desde molhos para saladas, quiches e strogonoff (em substituição das natas), passando por sobremesas, gelados e tantos outros.

À semelhança do que acontece com a maior parte dos produtos, é particularmente importante ler os rótulos, porque muitos dos iogurtes à venda no supermercado contêm açúcar adicionado, corantes artificiais e outros ingredientes que podem ser prejudiciais à saúde. Idealmente, deve optar por iogurtes naturais, ou então com baixo teor de açúcar e poucos ingredientes na composição. Se preferir, e à semelhança daquilo que esteve na moda há umas décadas, também pode fazer os seus iogurtes em casa. O importante, acima de tudo, é consumir regularmente este alimento tão benéfico.

Receitas com iogurte

Benefícios do iogurte:

  • É um alimento probiótico, que fortalece o sistema imunológico. O iogurte contém bactérias vivas – como Bifidobacterium e Lactobacillus –, que ajudam a melhorar a saúde do sistema digestivo; estas bactérias contribuem também para o equilíbrio da microbiota intestinal, promovendo a saúde do trato gastrointestinal e o auxílio na digestão.
  • É uma opção saudável para controlar o peso; o elevado valor proteico do iogurte aumenta a sensação de saciedade; em termos de , o iogurte tem um valor energético mais baixo do que outros alimentos ricos em . No entanto, o valor nutricional pode variar muito de iogurte para iogurte.
  • É uma fonte de nutrientes essenciais, como o cálcio e proteínas. Estes nutrientes desempenham um papel vital na saúde óssea e dentária – prevenindo a –, no sistema muscular, no metabolismo energético e na saúde do sistema nervoso.

Sabia que o iogurte, além de ser uma boa fonte de cálcio, facilita a absorção deste mineral pelo organismo, por ter um pH inferior ao do leite? O cálcio é um mineral importante para a saúde óssea e dentária.

Autor

À Roda da Alimentação