É possível que as rabanadas, um dos doces de Natal preferidos dos portugueses, feito à base de fatias de pão de forma fritas com açúcar e canela, possa ter uma deliciosa variação equilibrada. Tome nota desta receita.
Atualizado 12/12/2023
Além da Consoada e do almoço de Natal, esta época de festas inclui sempre encontros, jantares de trabalho, de família e amigos, sejam eles secretos ou não. O ideal, portanto, é não termos de pagar uma fatura elevada pela nossa saúde, qua acabará por chegar mais dia menos dia.
No entanto, é tempo de sonhar com sonhos, azevias, filhoses e, claro, as rabanadas, um must na doçaria tradicional de Natal. Esta receita de rabanadas saudáveis, sem gordura nem açúcar, pode continuar a fazer jus ao célebre doce tradicional de Natal e é uma garantia de que o tempo das festas não tem de continuar a ser uma tortura para manter a linha e conservar a saúde, e muito menos para se penitenciar com idas acrescidas ao ginásio, caso queira compensar os grandes deslizes calóricos.
O sabor típico da doçaria da época consegue-se com imaginação e inovação. Para esta receita vai precisar de pão de forma integral, maçã, raspa e sumo de tangerina, amêndoas picadas grosseiramente, framboesas, banana, ovos e canela. A família inteira vai poder deliciar-se à maneira dos velhos tempos em que as gulodices natalícias pareciam um mal inevitável feito de gordura e açúcar. A diferença com esta sugestão é que não ficará com a consciência pesada e vai poder manter a tradição, mesmo que ela não seja exatamente aquilo que sempre foi. Neste caso, há quem diga que ainda pode ser muito melhor…
Bom apetite e feliz Natal!
Rabanadas saudáveis
45 m
4 pessoas
Ingredientes
-
4 fatias grossas de pão integral
-
1 maçã em cubos pequenos
-
1 colher de café de raspa de tangerina
-
Sumo de ½ tangerina
-
2 colheres de sopa de amêndoas
-
100 gr framboesas
-
1 banana
-
2 ovos
-
1 colher de café de canela (opcional)
Preparação
1/
Numa taça, envolva a maçã, a raspa e o sumo de tangerina, as amêndoas (picadas grosseiramente).
Adicione as framboesas e deixe amolecer.
Corte as fatias de pão e abra pequenos ‘sacos’ numa das laterais, tendo cuidado com a faca para não cortar toda a fatia.
Recheie gentilmente cada ‘saco’ com a mistura de maçã e framboesas. Compacte cada fatia de pão entre as mãos, tentando selar os sabores dentro da fatia.
Num prato de sopa, esmague muito bem a banana e adicione os ovos e a canela. Incorpore muito bem.
Aqueça uma frigideira antiaderente. Passe as fatias pelo polme de ovos e coloque-as na frigideira quente (não é necessária nenhuma gordura).
Deixe cozinhar 2 a 3 minutos de cada lado e transfira para um prato quando estiverem bem douradas.
Autor
À Roda da Alimentação