Receita de Salada de flores comestíveis para celebrar a primavera

Por À Roda da Alimentação

Ver Receitas

Finalmente, chegou a primavera, e quase todos esperávamos ansiosamente por ela. Com a nova estação e os dias mais compridos, temperaturas amenas e mais luminosidade, há um espírito de renovação e de rejuvenescimento que interfere diretamente na natureza e no nosso estado de espírito – razões mais do que suficientes para celebrar com uma receita de salada com flores comestíveis que é um espelho da nova estação.

Nesta altura do ano a paisagem regressa à vida não só com as flores a desabrochar, mas também com um novo pantone de verdes. Esta receita propõe, por isso, quatro tons da natureza num prato com as cores da aventura: os verdes do agrião, da rúcula, da alface frisada e/ou dos espinafres, a servirem de base para a salada. Seguem-se frescos fatiados, queijo de cabra ou feta, um pouco de nozes ou de amêndoas picadas e, como temperos, azeite, balsâmico, e pimenta a gosto. Tudo isto sem esquecer, claro, as flores comestíveis, que já entraram em muitos menus requintados há mais de uma década.

No entanto, não é improvável que lhe pareça ainda um pouco estranha a ideia de comer violetas, capuchinhas e calêndulas ou até mesmo, amores perfeitos comestíveis, para referir apenas quatro flores comestíveis entre tantas outras. A verdade é que elas não servem apenas para dar um toque decorativo e cheio de cor – embora qualquer prato fique deslumbrante com a sua presença –, mas constituem também uma pequena fonte de e de sabor.

As violetas, por exemplo, pequenas e delicadas, em tons de roxo, azul e branco, têm um sabor floral agradável e doce; as capuchinhas são geralmente amarelas, vermelhas ou cor de e têm um sabor ligeiramente picante, que evoca o gosto do agrião; já as calêndulas, vermelhas ou amarelas, têm uma cor que faz justiça àquilo a que sabem: são bastante suaves, mas um pouco semelhantes ao açafrão.

Antes de ter no seu prato flores comestíveis, é importante verificar se são seguras para consumo humano. É importante evitar aquelas que foram tratadas com pesticidas ou outros produtos químicos, para que a degustação da primavera seja belíssima a todos os níveis.

Bom apetite!

Receita Almoço

Salada de Primavera com Flores Comestíveis

m

pessoas

Ver Receita
Receita Almoço

Salada de Primavera com Flores Comestíveis

m

pessoas

Ver Receita

Ingredientes

  • 4 chávenas de folhas verdes variadas (agrião, rúcula, alface frisada e/ou espinafre)

  • 1 chávena de flores comestíveis (violetas, capuchinhas, calêndulas, etc.)

  • 1 chávena de morangos frescos, fatiados

  • ½ chávena de queijo de cabra em pedaços ou queijo feta

  • ¼ chávena de nozes ou de amêndoas picadas

  • 2 colheres de sopa de azeite

  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico

  • 1 c.café de sal e pimenta

Preparação

1/

1/5

Comprar no Continente

Autor

À Roda da Alimentação