Abriu a época dos frutos secos. A noz e a amêndoa têm um enorme valor nutricional e são as estrelas de setembro. É de aproveitar!
Em setembro, há fruta da época para todos os gostos. Como em agosto, continuamos na altura da alfarroba, anona, banana, figo, marmelo melancia, melão, meloa, ameixa, framboesa, figo, pêssego e pera.
A romã, popular pelas propriedades antioxidante, entra para a lista este mês.
Como descascar uma romã
- Faça um corte no topo e na parte debaixo da romã.
- Retire as “tampinhas” e faça um golpe de cima abaixo nas partes mais brancas (sem ferir os bagos), tal como faria para cortar uma laranja aos gomos.
- Utilizando um recipiente como base, separe os gomos e deixe que os bagos caiam para dentro passando os dedos.
- Para os bagos mais resistentes, bata levemente com uma colher na casca da romã até se soltarem. Mas tenha cuidado para não os esmagar!
- Retire as cascas mais resistentes e guarde os bagos numa taça ou numa caixa no frigorífico.
- Bom apetite!
Frutos secos
Entre os frutos oleaginosos da época, destacam-se a noz e a amêndoa, que antecipam a chegada da avelã e da castanha em outubro. Os frutos oleaginosos podem fazer parte de uma alimentação equilibrada. Tipicamente são conhecidos como frutos secos e alguns exemplos são as avelãs, nozes, amêndoas, pinhões, pistácios.
Dentro deste grupo colocam-se muitas vezes os amendoins, por terem uma composição nutricional equivalente, mas que na verdade são uma leguminosa.
Temos ainda os frutos desidratados, como as passas, alperces e ameixas, que também podem integrar a rotina alimentar, contudo apresentam um teor de açúcar mais elevado. Em ambos os casos é importante consumir com moderação.
Benefícios dos Frutos Secos
Bons para a saúde, a sua quantidade de vitaminas e minerais é considerável. Além disso, o seu elevado teor em fibra pode contribuir para um maior controlo do apetite e para a regulação do trânsito intestinal.
São ainda fonte de gorduras benéficas para a saúde – ácidos gordos insaturados (mono e polinsaturados ómega-3 e 6), importantes na prevenção das doenças cardiovasculares.
Recomenda-se a ingestão diária de cerca de 30g de frutos oleaginosos, o que corresponde a um pequeno punhado.
Estes devem ser consumidos ao natural, sem adição de sal, gordura e/ou açúcar e podem ser combinados com iogurte e cereais, misturados em saladas ou como snacks, entre as refeições.
Falando um pouco sobre a amêndoa, é uma fonte de proteína e de cálcio, contribuindo para o crescimento e manutenção da massa muscular. Também apresenta um elevado teor em fósforo, magnésio, potássio e em vitaminas B2 e E.
Devido ao seu elevado teor em ácidos gordos monoinsaturados, pode ser um bom aliado para a saúde, nomeadamente para quem tem colesterol e triglicéridos elevados.
Por sua vez, as nozes, para além de deliciosas, têm um elevado teor em ácidos gordos ómega 3, fibra, magnésio, fósforo, zinco, vitamina B6 e folato. Uma dose diária de 30g contribui para a elasticidade dos vasos sanguíneos, muito importante na saúde cardiovascular
Fruta de setembro
Alfarroba, Ameixa, Amêndoa, Ananás, Anona, Banana, Figo, Fisális, Framboesa, Limão, Maçã, Maracujá, Marmelo, Melancia, Melão, Meloa, Nectarina, Noz, Pera, Pêssego, Romã e Uva.
Se tiver dúvidas sobre este tema, pergunte à nossa Nutricionista Online.
Autor
À Roda da Alimentação