Fazer pão caseiro é uma atividade lúdica e saborosa, que pode ser feita em família. É muito mais fácil do que parece e traz uma certa sensação de gratificação. Vamos experimentar?
Farinha de trigo, água mineral, fermento e um pouco de sal é tudo aquilo de que precisa para fazer pão em casa. Com tão poucos ingredientes, já se vê que este processo é bastante rápido e mais simples do que parece, embora haja receitas elaboradas, feitas com outros tipos de farinha – espelta, de aveia, integral, de centeio ou outras farinhas alternativas sem glúten, como a farinha de arroz ou a farinha de milho e ingredientes como passas e nozes ou até mesmo azeitonas.
Além da frescura de um alimento acabado de fazer, o pão caseiro dá-nos a possibilidade de controlar os ingredientes, evitando excesso de sal, aditivos, como por exemplo conservantes e corantes. Por outro lado, permite-nos experimentar várias farinhas para adequar o pão às preferências alimentares e necessidades nutricionais de cada pessoa.
Fazer pão pode ser também uma atividade familiar divertida, onde todos participam no processo expressando a sua criatividade, especialmente na escolha dos ingredientes e na moldagem – cada pão caseiro é único e reflete o estilo e os gostos do padeiro.
Amassar a massa tem também uma dimensão terapêutica, visto que ajuda a aliviar o stresse e a ansiedade – o processo repetitivo e manual ajuda a mente a desligar-se da correria do quotidiano e a concentrar-se no momento presente.
Como fazer pão
- Junte 1 kg de farinha sem fermento num grande recipiente, pondo 1/2 c.chá de sal.
- Adicione entre 10 a 12 g de fermento de padeiro e mexa.
- Aqueça 500 ml de água até ficar morna. Seguidamente, abra uma cavidade no centro da mistura anterior e despeje a água para o interior.
- Misture a farinha com a água utilizando a ponta dos dedos. Se a massa ficar com grumos, não se preocupe, é mesmo assim. Se estiver demasiado seca, acrescente mais água morna, até que a massa fique húmida e pegajosa.
- Tape a massa com um pano limpo quando estiver misturada. Ponha outro pano por cima, para que fique bem isolada, e deixe levedar durante uma hora.
- Molde a massa do pão com o tamanho e o formato que desejar.
- Ponha no forno a uma temperatura média/alta, até obter a cor e a consistência que deseja.
Se quiser congelar pão, quer seja feito em casa ou comprado, é importante obedecer a três regras essenciais para manter a frescura e a qualidade:
- Guarde o pão (inteiro ou às fatias) dentro de sacos de pano ou de papel. Também pode utilizar um saco de plástico, desde que retire todo o ar do interior antes de o fechar.
- Escreva no saco ou num papel a data da congelação para não se esquecer do prazo de validade. O pão congelado mantém as propriedades e o sabor durante três meses.
- Deixe arrefecer o pão para não criar fungos. Nunca deve congelar o pão quente.
Pão rústico com sementes e passas
240 m
4 pessoas
Ingredientes
-
1kg de farinha
-
12g de fermento
-
500ml água
-
1/2 c.chá de sal
Preparação
1/
Junte 1kg de farinha sem fermento num grande recipiente, ponto 1/2 c.chá de sal
Adicione entre 10 a 12 g de fermento de padeiro e mexa.
Aqueça 500 ml de água até ficar morna. Seguidamente, abra uma cavidade no centro da mistura anterior e despeje a água para o interior.
Misture a farinha com a água utilizando a ponta dos dedos. Se a massa ficar com grumos, não se preocupe, é mesmo assim. Se estiver demasiado seca, acrescente mais água morna, até que a massa fique húmida e pegajosa.
Tape a massa com um pano limpo quando estiver misturada. Ponha outro pano por cima, para que fique bem isolada, e deixe levedar durante uma hora.
Molde a massa do pão com o tamanho e o formato que desejar.
Ponha no forno a uma temperatura média/alta, até obter a cor e a consistência que deseja.
Autor
À Roda da Alimentação