Receita de gelado caseiro

Com À Roda da Alimentação

Ver Receitas

Comer um gelado é uma das grandes alegrias de verão. Mas em vez de o comprar, que tal fazê-lo em casa? Tome nota desta receita de gelado de manga, framboesa e coco.

Fazer um gelado em casa pode ser uma atividade muito divertida para miúdos e graúdos. E independentemente da nossa receita, há sempre a possibilidade de criar variações personalizadas a partir desta base.

Embora haja muitas formas diferentes de fazer , esta receita tem a vantagem de ser bastante simples e fácil de confecionar: o único instrumento necessário é um robot de cozinha; e quanto aos ingredientes, vai precisar apenas de um iogurte grego ligeiro, manga cortada em cubos, e um pouco de coco ralado. O resultado é uma sobremesa surpreendente ou uma gulodice nutritiva para comer em qualquer altura do dia. 

Gelado faz mal?

Um gelado em si não faz necessariamente bem nem mal. A resposta a esta pergunta depende do contexto e de uma série de fatores, nomeadamente:

  • A quantidade consumida – a moderação é a palavra-chave; qualquer alimento em excesso pode ser prejudicial para a saúde.
  • A frescura dos ingredientes – a utilização de produtos frescos e da época são essenciais para uma .
  • O valor nutricional – um gelado, de uma maneira geral, contém nutrientes benéficos como , vitaminas e cálcio; a nossa receita é, do ponto de vista nutricional, bastante interessante por ser feita de iogurte – fonte de cálcio e de proteína com imensos benefícios para a saúde – e frutas, uma excelente fonte de vitaminas e antioxidantes.
  • Os níveis de açúcar e gordura (saturada ou hidrogenados) tão prejudiciais para a saúde cardiovascular; no caso desta receita, são baixos e equilibrados; nos gelados comerciais tenha atenção aos açúcares e saturadas. 
  • As intolerâncias e alergias – algumas pessoas podem ser alérgicas ou intolerantes a certos ingredientes que entram na composição de um gelado, nomeadamente leite, secos e glúten.
  • As calorias e o peso – os gelados demasiado calóricos podem contribuir para o excesso de peso, quando consumidos sem moderação. Este gelado de manga, framboesa e coco, por não ter açúcar adicionado, é nutricionalmente mais interessante.

Bom apetite!

Receita Sobremesa

Gelado de manga, framboesa e coco

240 m

6 pessoas

Ver Receita
Receita Sobremesa

Gelado de manga, framboesa e coco

240 m

6 pessoas

Ver Receita

Ingredientes

  • 1 kg de iogurte grego ligeiro

  • 2 mangas aos cubos

  • 2 caixas de framboesas

  • 100 g de coco ralado

Preparação

1/

1/4

Comprar no Continente

Autor

À Roda da Alimentação