Húmus de beterraba com palitos vegetais

Por À Roda da Alimentação

Ver Receitas

A proposta da Anita da Costa, um de com palitos , é bonita, arrojada, pouco calórica e muito nutritiva. E mesmo para quem embirra com beterraba é muito difícil não ficar rendido.

Cada vez há mais fãs de húmus, uma pasta deliciosa e muito cremosa, que se serve com tostas, , e muito mais. O húmus clássico, feito praticamente apenas à base de , continua a ser muito apreciado. No entanto, este acepipe é tão versátil, que permite uma série de receitas diferentes com um enorme espetro de cores.

Húmus: o que é?

O húmus é um alimento típico da cultura árabe, feito a partir de grão-de-bico cozido e espremido com azeite, sal e alho.  Com a consistência de uma espécie de paté muito cremoso, pode ser servido como um snack  – e esta é, a propósito, a sua utilização mais frequente, barrando-o em tostas, pão ou simplesmente picado com nachos ou tiras de hortícolas, como é o caso dos palitos de vegetais da nossa receita. Feitos com aipo, pepino, pimento e cenouras, este «instrumento» vegetal com o qual embebemos e saboreamos o húmus tem a vantagem de ser muito menos calórico, ao contrário das propostas mais tradicionais, como as tostas, utilizadas quando se serve este alimento.

Como fazer húmus

O húmus também é frequentemente usado como molho para saladas. Devido à sua base de grão-de-bico tão proteica, saciante e rica em proteína, , e minerais, este acepipe é sempre extremamente nutritivo, independentemente da variação da receita com que é confecionado e da utilização que pretendamos dar-lhe.

É aconselhável ter alguns cuidados com o grão-de-bico que utiliza para fazer húmus ou qualquer prato em geral no qual utilize este alimento. Idealmente, deve usar grão seco e cozê-lo em casa, depois de estar devidamente demolhado durante 24 horas e de ter mudado a água duas ou três vezes. Se optar pela versão de grão já cozido, deve escolher frascos de vidros e tomar em consideração que a lista de ingredientes contém idealmente apenas grão, água e sal.

Húmus de beterraba

Esta receita de húmus de beterraba com palitos de vegetais é uma boa fonte de e outros compostos antioxidantes que atuam contra o excesso de radicais livres no organismo, prevenindo assim danos nas células saudáveis e doenças como o cancro e outras doenças crónicas.

Além disso, a beterraba fornece ainda óxido nítrico ao organismo, uma substância que promove o dos vasos sanguíneos e, portanto, facilita a circulação do sangue, ajudando a controlar a pressão arterial e a melhorar o treino dos desportistas. Aproveite o verão com esta receita deliciosa e acompanhe-a, por exemplo, com um cocktail revigorante.

Bom apetite!

Veja também como fazer húmus de grão-de-bico

Receita Entrada

Húmus de beterraba

10 m

4 pessoas

Ver Receita
Receita Entrada

Húmus de beterraba

10 m

4 pessoas

Ver Receita

Ingredientes

  • 50g de sementes de sésamo

  • 10g de azeite

  • 3 dentes de alho

  • 1 limão

  • 200g de beterraba cozida cortada em pedaços

  • 400g de grão-de-bico cozido e escorrido

  • 1 c. De chá de sal

  • 1/2 c. De chá de paprika

  • 1/2 colher de chá de piri-piri

  • Queijo de cabra curado esfarelado (opcional)

Preparação

1/

1/2

Comprar no Continente

Autor

À Roda da Alimentação