A proposta da Anita da Costa, um húmus de beterraba com palitos vegetais, é bonita, arrojada, pouco calórica e muito nutritiva. E mesmo para quem embirra com beterraba é muito difícil não ficar rendido.
Cada vez há mais fãs de húmus, uma pasta deliciosa e muito cremosa, que se serve com tostas, hortícolas, saladas e muito mais. O húmus clássico, feito praticamente apenas à base de grão-de-bico, continua a ser muito apreciado. No entanto, este acepipe é tão versátil, que permite uma série de receitas diferentes com um enorme espetro de cores.
Húmus: o que é?
O húmus é um alimento típico da cultura árabe, feito a partir de grão-de-bico cozido e espremido com azeite, sal e alho. Com a consistência de uma espécie de paté muito cremoso, pode ser servido como um snack – e esta é, a propósito, a sua utilização mais frequente, barrando-o em tostas, pão ou simplesmente picado com nachos ou tiras de hortícolas, como é o caso dos palitos de vegetais da nossa receita. Feitos com aipo, pepino, pimento e cenouras, este «instrumento» vegetal com o qual embebemos e saboreamos o húmus tem a vantagem de ser muito menos calórico, ao contrário das propostas mais tradicionais, como as tostas, utilizadas quando se serve este alimento.
Como fazer húmus
O húmus também é frequentemente usado como molho para saladas. Devido à sua base de grão-de-bico tão proteica, saciante e rica em proteína, fibras, vitaminas e minerais, este acepipe é sempre extremamente nutritivo, independentemente da variação da receita com que é confecionado e da utilização que pretendamos dar-lhe.
É aconselhável ter alguns cuidados com o grão-de-bico que utiliza para fazer húmus ou qualquer prato em geral no qual utilize este alimento. Idealmente, deve usar grão seco e cozê-lo em casa, depois de estar devidamente demolhado durante 24 horas e de ter mudado a água duas ou três vezes. Se optar pela versão de grão já cozido, deve escolher frascos de vidros e tomar em consideração que a lista de ingredientes contém idealmente apenas grão, água e sal.
Húmus de beterraba
Esta receita de húmus de beterraba com palitos de vegetais é uma boa fonte de vitamina C e outros compostos antioxidantes que atuam contra o excesso de radicais livres no organismo, prevenindo assim danos nas células saudáveis e doenças como o cancro e outras doenças crónicas.
Além disso, a beterraba fornece ainda óxido nítrico ao organismo, uma substância que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos e, portanto, facilita a circulação do sangue, ajudando a controlar a pressão arterial e a melhorar o treino dos desportistas. Aproveite o verão com esta receita deliciosa e acompanhe-a, por exemplo, com um cocktail revigorante.
Bom apetite!
Veja também como fazer húmus de grão-de-bico
Húmus de beterraba
10 m
4 pessoas
Ingredientes
-
50g de sementes de sésamo
-
10g de azeite
-
3 dentes de alho
-
1 limão
-
200g de beterraba cozida cortada em pedaços
-
400g de grão-de-bico cozido e escorrido
-
1 c. De chá de sal
-
1/2 c. De chá de paprika
-
1/2 colher de chá de piri-piri
-
Queijo de cabra curado esfarelado (opcional)
Preparação
1/
Coloque todos os ingredientes numa liquidificadora e triture-os até obter uma pasta homogénea. Leve ao frio até servir.
Acompanhe o húmus com aipo, o pepino, o pimento e/ou cenouras aos palitos.
Autor
À Roda da Alimentação