Toda a gente adora panquecas. Para alguns é a coisa mais fácil do mundo, para outros correm sempre mal. Em qualquer dos casos, esta receita infalível é um segredo bem guardado para poder fazer em casa umas panquecas fofas e deliciosas. E uma coisa é certa: toda a gente vai adorar.
Actualização 27/11/2023
As panquecas têm uma grande versatilidade: podem ser simples ou com canela e combinam bem com um sem-número de alimentos, como frutas, mel, queijo, compotas e tantos outros toppings possíveis.
Normalmente, nem as crianças, nem os adultos resistem ao sabor voluptuoso e à textura suave deste alimento a meio caminho entre o pão e uma espécie de guloseima. São ideais para um pequeno-almoço ou um lanche mais calmo de fim de semana, a altura certa para experimentar esta receita feita com farinha de amêndoa, ovos e fermento, com um topping de banana, frutos vermelhos e um fiozinho de mel.
É importante ter um robot de cozinha e usar uma frigideira antiaderente, tentando acertar com a temperatura ou o lume do fogão, à medida que são cozinhadas.
Farinha de amêndoa: benefícios
A farinha de amêndoa tem vários benefícios para a saúde, nomeadamente promove o aumento da massa muscular, auxilia na perda de peso e garante a saúde do coração, uma vez que tem poucos carboidratos e é rica em proteína, fibra, vitaminas e minerais. Por conter fósforo, cálcio e magnésio, minerais que fortalecem e mantêm a saúde dos dentes e dos ossos, a farinha de amêndoa ajuda a prevenir a osteoporose.
Este tipo de farinha fortalece as unhas, o cabelo e a pele, uma vez que contém zinco e biotina – um princípio vitamínico do complexo B, que se encontra na gema de ovo, nos cereais, no leite e no fígado, usado pelo organismo para metabolizar a gordura e os carboidratos.
A utilização da farinha de amêndoas atrasa a absorção do açúcar no intestino e equilibra os níveis de glicose no sangue, essenciais para o controlo da diabetes. O seu teor de flavonoides e taninos também pode atuar nas células do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina, a hormona associada à regulação do açúcar no sangue.
Este tipo de farinha não contém glúten – uma mistura de proteínas vegetais que se encontra no trigo, na cevada e no centeio –, por isso é muito recomendada para quem sofre de doença celíaca.
Bom apetite!
Panquecas de amêndoa
30 m
2 pessoas
Ingredientes
-
1 banana
-
3 ovos grandes
-
1 c. chá de fermento em pó
-
1½ chávenas de farinha de amêndoa
-
Iogurte natural q.b.
-
Frutos vermelhos q.b.
-
1 c. chá de mel
Preparação
1/
Num robô de cozinha, junte a banana e um dos ovos. Bata até a banana ficar completamente desfeita e sem grumos.
Passe esta mistura para uma taça e junte os restantes ovos, o fermento e a farinha de amêndoa. Mexa bem até obter uma mistura suave.
Aqueça uma frigideira antiaderente.
Deite colheradas da mistura na frigideira e faça círculos, de modo a criar panquecas altas e bem redondas.
Cozinhe-as de ambos os lados até ficarem douradas. Vá regulando o lume/temperatura, se necessário.
Sirva as panquecas com iogurte, frutos vermelhos e um fio de mel por cima.
Autor
À Roda da Alimentação