Receita de panquecas com farinha de amêndoa

Com À Roda da Alimentação

Ver Receitas

Toda a gente adora panquecas. Para alguns é a coisa mais fácil do mundo, para outros correm sempre mal. Em qualquer dos casos, esta receita infalível é um segredo bem guardado para poder fazer em casa umas panquecas fofas e deliciosas. E uma coisa é certa: toda a gente vai adorar.

Actualização 27/11/2023

As panquecas têm uma grande versatilidade: podem ser simples ou com canela e combinam bem com um sem-número de alimentos, como frutas, mel, , e tantos outros toppings possíveis.

Normalmente, nem as crianças, nem os adultos resistem ao sabor voluptuoso e à textura suave deste alimento a meio caminho entre o e uma espécie de guloseima. São ideais para um pequeno-almoço ou um lanche mais calmo de fim de semana, a altura certa para experimentar esta receita feita com farinha de amêndoa, ovos e fermento, com um topping de banana, vermelhos e um fiozinho de mel.

É importante ter um robot de cozinha e usar uma frigideira antiaderente, tentando  acertar com a temperatura ou o lume do fogão, à medida que são cozinhadas.

Farinha de amêndoa: benefícios

A farinha de amêndoa tem vários benefícios para a saúde, nomeadamente promove o aumento da massa muscular, auxilia na perda de peso e garante a saúde do coração, uma vez que tem poucos carboidratos e é rica em proteína, fibra, vitaminas e minerais. Por conter fósforo, cálcio e magnésio, minerais que fortalecem e mantêm a saúde dos dentes e dos ossos, a farinha de amêndoa ajuda a prevenir a .

Este tipo de farinha fortalece as unhas, o cabelo e a pele, uma vez que contém zinco e biotina – um princípio vitamínico do complexo B, que se encontra na gema de ovo, nos , no e no fígado, usado pelo organismo para metabolizar a e os carboidratos.

A utilização da farinha de amêndoas atrasa a absorção do no intestino e equilibra os níveis de glicose no sangue, essenciais para o controlo da diabetes. O seu teor de flavonoides e taninos também pode atuar nas células do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina, a hormona associada à regulação do açúcar no sangue.

Este tipo de farinha não contém glúten – uma mistura de proteínas vegetais que se encontra no , na cevada e no centeio –, por isso é muito recomendada para quem sofre de doença celíaca.

Bom apetite!

Receita Pequeno Almoço

Panquecas de amêndoa

30 m

2 pessoas

Ver Receita
Receita Pequeno Almoço

Panquecas de amêndoa

30 m

2 pessoas

Ver Receita

Ingredientes

  • 1 banana

  • 3 ovos grandes

  • 1 c. chá de fermento em pó

  • 1½ chávenas de farinha de amêndoa

  • Iogurte natural q.b.

  • Frutos vermelhos q.b.

  • 1 c. chá de mel

Preparação

1/

1/6

Comprar no Continente

Autor

À Roda da Alimentação