Granola caseira

Por À Roda da Alimentação

Ver Receitas

A nossa caseira é um ótimo alimento para começar o dia com energia. Com leite, iogurte ou fresca é uma excelente escolha para um bom pequeno-almoço.

Hoje em dia, a granola está bastante difundida, mas até há pouco tempo fazia sobretudo parte da cultura gastronómica dos Estados Unidos da América e da Escócia. Entre nós, costumamos consumi-la ao pequeno-almoço, com leite ou iogurte, para enfrentarmos um dia cheios de energia. No entanto, esta fabulosa mistura de cereais, sementes, e frutas desidratada pode ter outras utilizações. A nossa receita de granola caseira é a prova disso mesmo e vem mostrar a versatilidade deste alimento.

Curiosidade: a origem da granola

Reza a história que a granola foi inventada em 1886 por um médico suíço, Bircher Muesli, que pretendia criar uma receita particularmente saudável para os seus pacientes. Talvez o criador da granola tivesse em mente um preparado cheio de , entre eles a fibra, com grandes benefícios para a saúde intestinal e também para o controlo dos níveis de do sangue (glicémia). A verdade é que a receita original não tem nada que ver com aquela que conhecemos hoje: a aveia ficava simplesmente a flutuar na água com sumo de . Definitivamente não parece muito apelativo.

No entanto, a composição da granola evoluiu. As combinações que servem de base a este alimento são infinitas e têm geralmente uma mistura de cereais e de secos às quais se acrescentam, com algumas variações, aveia, farelo de trigo, flocos de arroz e de milho, linhaça, gergelim, frutas desidratadas como uva ou , e/ou frutos secos como nozes, amêndoas, avelãs, amendoins, podendo ainda levar mel ou açúcar mascavado.

Granola: composição nutricional

Na nossa receita, a granola é feita numa frigideira antiaderente. Uma mistura de flocos de aveia finos, avelãs, amêndoas, sementes de sésamo, abóbora e girassol, além de umas lascas de coco e de uma pitada de canela que dão um toque particularmente aromático.

Depois de pronta, deve ser guardada num recipiente hermético e pode ser servida com iogurte, fruta fresca, como topping de smoothies, de bowls. Deste modo pode utilizá-la várias vezes sabendo que está também a ingerir nutrientes, particularmente fibra, , minerais, proteínas, hidratos de carbono e alguma gordura benéfica excelente para prevenir doenças cardiovasculares.

Bom apetite!

Receita Pequeno Almoço

Granola caseira

m

pessoas

Ver Receita
Receita Pequeno Almoço

Granola caseira

m

pessoas

Ver Receita

Ingredientes

  • 200 g de flocos de aveia finos

  • 75 g de avelãs

  • 75 g de amêndoas

  • 50 g de sementes de sésamo

  • 50 g de sementes de abóbora

  • 50 g de sementes de girassol

  • 1 c. de sobremesa de canela em pó

  • 60 g de mel ou geleia de agave

  • 3 c. de sopa de azeite

  • 50 g de bagas goji

  • 50 g de lascas de coco

Preparação

1/

1/8

Comprar no Continente

Autor

À Roda da Alimentação