A nossa receita de granola caseira é um ótimo alimento para começar o dia com energia. Com leite, iogurte ou fruta fresca é uma excelente escolha para um bom pequeno-almoço.
Hoje em dia, a granola está bastante difundida, mas até há pouco tempo fazia sobretudo parte da cultura gastronómica dos Estados Unidos da América e da Escócia. Entre nós, costumamos consumi-la ao pequeno-almoço, com leite ou iogurte, para enfrentarmos um dia cheios de energia. No entanto, esta fabulosa mistura de cereais, sementes, frutos secos e frutas desidratada pode ter outras utilizações. A nossa receita de granola caseira é a prova disso mesmo e vem mostrar a versatilidade deste alimento.
Curiosidade: a origem da granola
Reza a história que a granola foi inventada em 1886 por um médico suíço, Bircher Muesli, que pretendia criar uma receita particularmente saudável para os seus pacientes. Talvez o criador da granola tivesse em mente um preparado cheio de nutrientes, entre eles a fibra, com grandes benefícios para a saúde intestinal e também para o controlo dos níveis de açúcar do sangue (glicémia). A verdade é que a receita original não tem nada que ver com aquela que conhecemos hoje: a aveia ficava simplesmente a flutuar na água com sumo de limão. Definitivamente não parece muito apelativo.
No entanto, a composição da granola evoluiu. As combinações que servem de base a este alimento são infinitas e têm geralmente uma mistura de cereais e de frutos secos às quais se acrescentam, com algumas variações, aveia, farelo de trigo, flocos de arroz e de milho, linhaça, gergelim, frutas desidratadas como uva ou banana, e/ou frutos secos como nozes, amêndoas, avelãs, amendoins, podendo ainda levar mel ou açúcar mascavado.
Granola: composição nutricional
Na nossa receita, a granola é feita numa frigideira antiaderente. Uma mistura de flocos de aveia finos, avelãs, amêndoas, sementes de sésamo, abóbora e girassol, além de umas lascas de coco e de uma pitada de canela que dão um toque particularmente aromático.
Depois de pronta, deve ser guardada num recipiente hermético e pode ser servida com iogurte, fruta fresca, como topping de smoothies, de bowls. Deste modo pode utilizá-la várias vezes sabendo que está também a ingerir nutrientes, particularmente fibra, vitaminas, minerais, proteínas, hidratos de carbono e alguma gordura benéfica excelente para prevenir doenças cardiovasculares.
Bom apetite!
Granola caseira
m
pessoas
Ingredientes
-
200 g de flocos de aveia finos
-
75 g de avelãs
-
75 g de amêndoas
-
50 g de sementes de sésamo
-
50 g de sementes de abóbora
-
50 g de sementes de girassol
-
1 c. de sobremesa de canela em pó
-
60 g de mel ou geleia de agave
-
3 c. de sopa de azeite
-
50 g de bagas goji
-
50 g de lascas de coco
Preparação
1/
Coloque os flocos de aveia, as avelãs, as amêndoas e as sementes (de sésamo, girassol e abóbora), bem como a canela, numa taça. Envolva tudo muito bem.
Junte o azeite e o ácer e mexa tudo até que todos os ingredientes estejam todos cobertos com esta mistura.
Coloque a mistura na frigideira antiaderente e vá mexendo, sem deixar queimar, durante aproximadamente 10 minutos.
Quando a granola começar a ficar tostada e dourada, retire e deixe arrefecer completamente.
Junte depois as bagas goji e as lascas de coco. Misture bem.
Guarde a granola num recipiente ou num frasco hermético.
Sirva com iogurte e fruta fresca ou como topping de smoothies ou de bowls de fruta e iogurte.
Nota: esta receita dá aproximadamente para um franco de 500ml
Autor
À Roda da Alimentação