Deliciosa, esta sopa de peixe evoca os sabores do mar, como se trouxesse no seu reconforto o calor do verão ainda longínquo. Pode ser servida apenas como entrada, mas funciona na perfeição como prato principal. É mesmo uma rica sopa para comer quentinha nas noites de inverno.
Receita de sopa de peixe com um toque diferente
As sopas de peixe combinam de um modo geral peixe, hortícolas e determinados temperos que levantam fervura para que lhes possamos extrair todos os sabores que vão formar assim um caldo delicioso. No entanto, esta receita é feita de um modo completamente diferente, uma vez que os hortícolas são primeiramente refogados.
Pensada para seis pessoas, além de 4 lombos de pescada Continente são ainda necessários 120 gramas de camarão, o que lhe dá um excelente aroma e faz justiça ao nome da receita – sopa rica de peixe. O camarão e a pescada são ambos excelentes fontes de proteína.
A pescada é um peixe de água salgada e uma boa opção para confecionar em casa devido à sua consistência, à facilidade de confeção, à sua versatilidade, ao sabor neutro e à pequena quantidade de espinhas.
O camarão, que neste caso pode comprar congelado ou já cozido, é uma fonte extraordinária de vitamina B12, uma vitamina extremamente importante para o bom funcionamento do organismo e que está maioritariamente presente nos alimentos de origem animal.
Os hortícolas que fazem parte desta receita – tomate, alho francês, pimento e cebolas –tornam-na bastante rica em fibra bem como, uma vez mais, noutras vitaminas diferentes daquelas que estão presentes no peixe. Os temperos – alho, vinho e coentros – dão-lhe um sabor intenso, mas muito equilibrado, que combina na perfeição com os elementos oriundos do mar. Se for apreciador, e visto que esta receita de sopa rica de peixe não leva uma fonte de hidratos de carbono, pode pôr alguns croutons em cada prato depois de servir a sopa a fumegar.
Bom apetite!
Sopa rica de peixe
45 m
6 pessoas
Ingredientes
-
4 lombos de pescada Continente
-
120 g de miolo de camarão
-
2 tomates médios maduros
-
1 alho-francês
-
1 pimento vermelho
-
2 cebolas
-
2 dentes de alho
-
1 dl de vinho branco
-
1,5 L de água quente
-
2 c. de sopa de azeite
-
1 c. de café de sal
-
Coentros picados q.b.
Preparação
1/
Descasque e pique as cebolas e os alhos, alourando-os ligeiramente no azeite.
Junte o pimento cortado em cubos e, de seguida, regue com o vinho branco.
Adicione o tomate cortado em cubos, o alho-francês cortado às rodelas, deixando cozinhar cerca de 10 minutos, de modo a ficar bem desfeito.
Adicione depois a água e deixe cozinhar um pouco, em lume brando.
Quando levantar fervura adicione o peixe e os camarões, cortados em pedaços pequenos, bem como os coentros picados.
Retifique temperos e sirva de imediato.
Autor
À Roda da Alimentação