SOBRE
Do mar à mesa, andei à roda do peixe
com Catarina Furtado
Neste programa fui à pesca, à lota (que boa aventura!) e à loja para conhecer os cuidados que o peixe recebe de forma a manter a frescura do momento em que é capturado.
Na lota de Sesimbra, juntei-me a António José Barros, Gestor de Peixe e Marisco Fresco do Continente, e fiquei a conhecer os rigorosos métodos de controlo de qualidade que o peixe requer para se manter fresco.
O processo de conservação começa logo com gelo em alto-mar, que mantém a cadeia de frio que terá de perdurar até que pescado chegue à loja. Entretanto, o correto acondicionamento durante o transporte é fundamental para não comprometer as suas características.
E se, como eu, nem sempre percebe se o peixe está bem fresquinho, o António deixou-nos umas dicas sobre o que verificar: olhos e pele brilhantes, escamas aderentes, carne firme, guelras vermelhas e aquele irresistível suave cheiro a mar.
Portugal é o paraíso do pescado. Tiramos partido de uma costa que reúne condições muito favoráveis para o desenvolvimento de variadíssimas espécies de qualidade. Não é à toa que se diz que temos o melhor peixe do mundo. Em 2017, capturámos 118 mil toneladas de pescado, com o carapau, a sardinha e a cavala a ocupar o pódio.
Para que tudo assim se mantenha, é importante garantir o equilíbrio das cadeias alimentares marítimas, assegurar a sustentabilidade da pesca artesanal e evitar comprar peixe que esteja abaixo do tamanho mínimo legal de captura.
Catarina Furtado