SOBRE
Angus: uma das melhores carnes do mundo
com Catarina Furtado
Esta semana fui até ao Alentejo para conhecer melhor a raça de bovinos Aberdeen-Angus, cuja carne é considerada de excelência.
Não há nada como falar diretamente com o produtor para perceber como são criados os novilhos que dão origem à saborosa carne Angus, apontada como uma das melhores do mundo. Foi isso que fiz no meu programa À Roda da Alimentação, que foi para o ar este sábado, na RTP1.
Viajei até ao Alentejo e estive à conversa com o Eng.º Carlos Grave, proprietário da Herdade da Bala, que está há três gerações na sua família, e onde se produz carne de novilhos cruzados Angus, em cerca de 600 hectares.
Segundo o produtor, este tipo de carne “está para os bovinos como o porco preto está para os suínos” e tem tido muita procura pela sua superior qualidade.
A raça de bovinos Aberdeen-Angus, nativa da Escócia, é uma das mais antigas do mundo. Chegou a Portugal há cerca de 20 anos e adaptou-se muito bem à região alentejana. Um dos motivos que leva ao seu reconhecimento mundial é o facto de a sua carne ser muito saborosa e suculenta.
É precisamente o marmoreado desta carne que a torna suculenta e saborosa e faz com que seja tão reconhecida mundialmente.
Carlos Grave diz que é essencial garantir que estes animais têm uma alimentação adequada, o que só é possível através da boa manutenção da pastagem e correto maneio dos animais. Com uma alimentação à base de pastagem natural, é garantido o bem-estar animal, a sustentabilidade da exploração e, portanto, uma carne nacional de excelência.
Catarina Furtado