SOBRE
Um programa vegetariano
com Maria de Oliveira Dias
A blogger Maria de Oliveira Dias sabe tudo sobre os universos vegetariano e vegan. E, agora, eu também sei um bocadinho.
Aos 12 anos decidiu ser vegetariana e nem os pais a conseguiram demover. De lá para cá, tornou-se vegana e uma especialista neste estilo de vida, com dois livros publicados sobre o tema.
Falo-vos da blogger Maria de Oliveira Dias, a convidada desta semana do meu programa À Roda da Alimentação, que passou sábado, na RTP1.
As escolhas alimentares da Maria e da sua família baseiam-se, sobretudo, nos alimentos de origem vegetal da estação, de agricultura biológica ou qualquer outra que respeite o ecossistema e o meio ambiente.
Por isso, em sua casa não há produtos de origem animal e não faltam leguminosas. Para quem não está muito familiarizado com o termo, este é o nome que se dá às plantas cujas sementes crescem em vagens: feijão, grão-de-bico, ervilhas, lentilhas, favas, soja, tremoço, entre outras.
Com elevado valor nutricional, as leguminosas são importantes em todas as fases da vida. A sua riqueza em minerais como cálcio e ferro torna-as relevantes em fases de crescimento como a infância e a adolescência. Pelo teor em folatos, o seu contributo durante a gravidez torna-se ainda maior e, uma vez que apresentam um teor considerável em fibra, a capacidade de promover a saciedade e controlar o apetite é uma ajuda no controlo do peso em qualquer idade
Foi exatamente nas leguminosas que a minha convidada baseou as duas deliciosas receitas que trouxe ao programa: caril de lentilhas e strogonoff de ervilhas. E desta forma fiquei a dominar melhor o tema. Até porque, ao que parece, tenho lá em casa uma vegetariana, a minha enteada Maria, que decidiu esta mudança na sua vida.
Catarina Furtado