Esta tarte de cereja fit é uma sobremesa leve, feita com ingredientes equilibrados. O sabor adocicado vem essencialmente da fruta. Uma excelente sobremesa para o verão.
Há duas fases distintas na confeção desta tarte: a primeira é a base e a cobertura; a segunda é o recheio. A base e a cobertura são feitas essencialmente com farinha de espelta – mais benéfica do que a farinha de trigo em termos de nutrientes e de tolerância ao glúten (embora dele não seja isenta). Além da farinha de espelta, mistura-se também um pouco de fermento, sal, iogurte natural, azeite e mel, um adoçante natural mais saudável, mas que pode contribuir para o ganho de peso se não for consumido com moderação.
Benefícios das cerejas: um alimento de topo
Para fazer o recheio vai precisar de meio quilo de cerejas, 350 g de maçã e 80 ml de sumo de laranja, uma combinação que associa o sabor doce e ácido das cerejas e do sumo de laranja com a leveza e a suavidade das maçãs. Graças à presença destes ingredientes, o interior da tarte de cereja fit contém vitaminas e minerais provenientes da fruta. De resto, para esta fase, vai necessitar apenas de um pouco de amido de milho, 1 ovo batido e uma pitada opcional de açúcar de coco, também ele um adoçante natural feito a partir das flores do coqueiro e com uma popularidade crescente, mas que não deixa de ser uma fonte de açúcar simples.
Servir uma tarte como sobremesa é sempre uma excelente opção para os dias mais quentes. Esta é particularmente leve e com um sabor muito frutado, que será por certo do agrado de toda a gente. Além disso, no caso das cerejas, é uma excelente forma de aproveitar a fruta da época e evitar o desperdício.
Bom apetite!
Receita tarte de cereja fit
60 m
pessoas
Ingredientes
-
Base e cobertura
-
300 g de farinha de espelta
-
1 c. de chá de fermento
-
1 c. de café de sal
-
1 ovo
-
75 g de iogurte magro natural (ou iogurte vegetal)
-
3 c. de sopa de azeite
-
2 c. de sopa de xarope de ácer
-
Recheio
-
350 g de maçã
-
500 g de cerejas
-
80 ml de sumo de laranja
-
1 c. de sopa de amido de milho
-
1 ovo batido
-
1 pitada de açúcar de coco para polvilhar no fim (opcional)
Preparação
1/
Preparação do Recheio:Descasque as maçãs, corte-as em pedaços, passe para um copo alto, tape com película aderente e leve ao micro-ondas 4 minutos. Retire e triture em puré com a varinha mágica.
Passe o puré de maçã para um tacho, adicione 400 g de cerejas lavadas e descaroçadas, e leve a lume brando, mexendo cerca de 5 min depois de ferver, até as cerejas estarem tenras e colorirem todo o preparado.
Numa pequena tigela dilua o amido no vinho do Porto. Adicione ao tacho. Deixe ferver mais 2 a 3 minutos até estar espesso (nota: deve provar o recheio
Preparação da base, cobertura e montagem: Aqueça o forno a 180 ºC. Unte uma forma da tarte de fundo amovível de 23 cm de diâmetro.
Coloque todos os ingredientes da base no processador de alimentos e triture até formar uma bola de massa maleável (caso não esteja a formar a bola de massa desejável, adicione água, aos poucos, nunca mais do que 1/2 colher de sopa de cada vez).
Passe para uma superfície antiaderente (ou enfarinhada) e divida a massa ao meio.
Estique uma das partes com o rolo da massa dando o formato redondo. Coloque na tarteira e aconchegue ao fundo; nos lados, ajeite o excesso de massa para fora
Espalhe o recheio frio na base. Descaroce as restantes 100 g de cerejas e coloque por cima.
Estique a outra parte da massa com o rolo e corte em 12 tiras. Sobreponha sobre o recheio, entrelaçadas. Pressione as pontas sobre a massa da base e corte os excessos. «Dobre» para dentro toda a massa ao longo do diâmetro para que fique perfeita e não se descole.
Pincele com ovo batido, polvilhe com um pouco de açúcar de coco e leve ao forno 25 minutos, na zona mais baixa do forno para que a base fique bem cozinhada sem queimar a cobertura
Deixe arrefecer antes de desformar.
Autor
À Roda da Alimentação