Crescer saudável: livro Infantil sobre alimentação saudável

Por À Roda da Alimentação

Partilhar

Recomendada por Ágata Roquette, a nova coleção “Crescer Saudável”, exclusiva Sonae e disponível nas lojas Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia e Livrarias Note!, chegou ao mercado para  deixar a sua marca nesta temática da alimentação – educando de modo leve e divertido.

Para pôr os miúdos a pensar na comida como gente grande, por que não começar com uma leitura apropriada para a sua idade? Nós temos a solução: a nova coleção ‘Crescer Saudável’.

A é um dos temas atuais mais importantes, quando se trata de saúde. ‘É de pequenino que se torce o pepino’, diz a sabedoria popular, e é também cedo que devem começar os bons hábitos à mesa. O que apreendemos durante a infância determina o que fazemos em adultos, e aprender a saber comer vai ajudar-nos a prevenir muitas das doenças que prevalecem entre os portugueses (obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, etc.)

Embora reflitam uma tendência decrescente, dados recentes do COSI Portugal (sistema de vigilância nutricional das crianças em idade escolar), indicam que 29,6% das crianças, em Portugal, ainda tem excesso de peso, e 12% apresenta um quadro de obesidade.

As crianças assimilam os hábitos alimentares (como outros, aliás) observando os adultos, pelo que o exemplo dos pais é essencial, mas a sua curiosidade também pode e deve ser estimulada por elementos didáticos, como é o caso dos livros infantis.

A coleção ‘Crescer Saudável’, que inclui as publicações ‘O Miguel conhece a fruta e os legumes’ e ‘O Miguel conhece os cereais’, desperta os mais novos para o verdadeiro poder dos alimentos saudáveis, através das aventuras do pequeno Miguel. Para garantir o seu entusiasmo, a narrativa recorre a pequenos truques, como a personificação dos alimentos que, por norma, geram menos interesse, como é o caso dos legumes. Estes alimentos falam com a personagem principal, numa espécie de realidade paralela a que só ele tem acesso.

Aliado a este fator fantasia, é estabelecido um paralelo entre os eventos quotidianos da vida do Miguel e o dia a dia da maioria das crianças: peripécias na escola, idas ao supermercado, visita a casa dos avós, etc. Esta proximidade faz com que os pequenos leitores se identifiquem com o protagonista e com os seus dilemas, e se sintam tentados a seguir o seu exemplo.

Além da história, cada livro disponibiliza uma receita saudável e apetitosa para que, juntamente com a restante família, as crianças possam pôr em prática o que aprenderam, da forma mais divertida possível.

Com o crivo do À Roda da Alimentação, e distribuição exclusiva do Continente, a coleção ‘Crescer Saudável’ é recomendada pela conceituada nutricionista Ágata Roquette, cuja experiência confirma a assertividade dos conteúdos e a sua pertinência, enquanto ferramenta de consciencialização das famílias para o enorme desafio que é ensinar a saber comer.

Para saber mais, não deixe de ler o nosso artigo sobre “Alimentação infantil“.

Autor

À Roda da Alimentação