Vitamina D: o que é, onde está e porque precisamos tanto dela

É tão especial que até tem dia próprio. A vitamina D é essencial para a saúde e, ao contrário do que alguns pensam, o sol não é o seu único fornecedor.

A vitamina D é um composto lipossolúvel (solúvel em gordura) fundamental para a regulação do metabolismo ósseo e para o correto funcionamento do sistema imunitário. Diferente das restantes vitaminas, é maioritariamente sintetizada pela exposição direta da pele ao sol, daí ser importante reforçar o seu aporte alimentar no inverno.

No entanto, existem alguns alimentos com vitamina D. É o caso dos peixes gordos (sardinha, salmão, cavala, atum, etc.), óleos de fígado de peixe, iscas de fígado, leite e derivados, gema de ovo, entre outros.

Apesar do organismo ser capaz de sintetizar vitamina D através da exposição solar, a radiação ultravioleta pode ser nefasta para a pele, pelo que devemos evitar grandes períodos de exposição solar e garantir a proteção da saúde. Segundo a DGS, “são suficientes 5 a 15 minutos de exposição solar casual das mãos, face e pernas duas a três vezes por semana para manter os níveis de vitamina D altos.” Nos meses de inverno, em que a exposição solar é menor, é importante ter especial cuidado e garantir que são incluídos na dieta, os alimentos fornecedores desta vitamina, de forma a atingir a dose diária de vitamina D recomendada – 15 microgramas.

a roda da alimentação

Alimentos ricos em vitamina D

  • Peixes gordos

  • Iscas de fígado

  • Óleos de fígado de peixe

  • Ovos

  • Leite e derivados

  • Bebida de soja

  • Cereais enriquecidos

À Roda da Alimentação

Sobretudo importante para crianças e adolescentes, em crescimento, e para os idosos, que precisam de fortalecer os membros e a capacidade de mobilidade, a vitamina D desempenha um papel importante no metabolismo do fósforo e cálcio e na mineralização, crescimento e remodelação normal dos ossos. Como o cálcio está envolvido nas funções celulares, este micronutriente também estimula o sistema imunitário. É por tudo isto que a 2 de novembro se celebra o Dia Mundial da Vitamina D.

E você, já apanhou sol hoje?

a roda da alimentação

Fonte de vitamina D

Sabia que os cogumelos silvestres são praticamente a única fonte alimentar de origem não animal a fornecer vitamina D? Quando crescem expostos à luz ultravioleta, são, como os humanos, capazes de sintetizar esta vitamina.

À Roda da Alimentação

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Comentários2

  1. Maria de Fátima Afonso Ferreira 08/07/20 18:09 | 26.06.2020 9:28 PM

    Antes de mais dar os Parabéns pelo excelente Programa educativo televisivo e também pelo Blogue…
    Em relação à importância da Vit. D, padeço bem da carência dela e sei bem o papel que desempenha para o funcionamento saudável do organismo.
    De repente, deu-me vontade de referir que também eu como Professora coordeno um Projeto que promove práticas saudaveis de vida saudável, a consultar no Facebook a Página do DASS (Desafios por uma Alimentação Saudável e Sustentável). O Projeto está a funcionar há 3 anos, no Agrupamento de Escolas da Sé, Lamego… Será um desejo utópico, um dia podermos divulgar as nossas atividades no seu Programa?!… Grata pelo trabalho desenvolvido, Fátima- Lamego.

    Responder
    1. Especialista Continente
      Especialista Continente 08/07/20 18:09 | 30.06.2020 9:56 AM

      Bom dia, Fátima Ferreira. Muito obrigado pelas suas palavras. São um excelente incentivo para continuarmos a acarinhar este projecto que tem como missão informar os portugueses para as vantagens de uma alimentação saudável.

      Também é muito do nosso agrado saber que há escolas com programas que promovem práticas de uma alimentação saudável e sustentável. Os bons hábitos alimentares aprendem-se de pequenino.

      Infelizmente já gravamos todos os nossos programas, mas teremos todo o gosto em promover o vosso projeto no nosso blog. Tentaremos entrar em contacto, assim que possível, via facebook.

      Cumprimentos e tudo de bom.

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