Alimentação e saúde da pele

Por À Roda da Alimentação

Todos queremos ter uma saudável, bonita e jovem, apesar da passagem do tempo. Deixamos-lhe por isso algumas para alimentar a sua pele e uns quantos conselhos sobre hábitos e estilos de vida que fazem a diferença.

Nascemos com uma pele macia e saudável, mas à medida que vamos envelhecendo ela torna-se cada vez mais atreita ao desgaste do quotidiano. A nossa genética é, em parte, responsável por termos uma boa pele. No entanto, a forma como a alimentamos tanto a partir do interior – com tudo o que comemos e bebemos –, assim como a partir do exterior, ou seja, mantendo determinados cuidados, é decisiva.

A alimentação e a variedade do que comemos, assim como a ingestão de água, são uma contribuição fundamental para a saúde e a beleza da pele. Com uma dieta equilibrada, rica em antioxidantes, minerais, zinco, selénio, A, B2, B3, B6, C, D, E, temos meio caminho andado para uma pele saudável.

No entanto, o estilo de vida que levamos, alguns hábitos e a alimentação da pele a partir do exterior – com um creme hidratante e um protetor solar – também desempenham um papel incontornável.

Cinco segredos para uma pele saudável

Citrinos

O consumo diário de citrinos contribui para a ingestão de Vitamina C, o que a longo prazo previne o aparecimento de rugas. A é um antioxidante que ajuda a manter o colagénio e tem uma ação antioxidante.

Frutas e

Devem ser consumidos diariamente. A firmeza da pele só fica a ganhar com a ingestão destes alimentos, uma vez que são ricos em água, que ajuda a hidratar a pele e em vitaminas e minerais com importantes funções.

de folha verde

Espinafres, brócolos e agrião excelentes fontes de , tal como os hortículas com pigmentação laranja. A vitamina A é um dos nutrientes mais importantes para a saúde da pele, por contribuir para a sua integridade.

gordo

O salmão, o atum e a sardinha são ricos em ácidos gordos ómega-3, com propriedades anti-inflamatórias, que combatem os danos causados pela oxidação. Recomenda-se, por isso, o consumo 2 a 3 vezes por semana.

Chá

A ingestão moderada de chá verde, chá preto ou chá branco é uma fonte importante de catequinas, um flavonoide que existe em algumas plantas e que contém substâncias antioxidantes, da família dos polifenóis, que protegem o organismo dos danos oxidativos dos radicais livres, atuando na proteção celular. Contudo, é importante evitar uma ingestão superior a meio litro por dia.

Oito conselhos para uma pele bonita e saudável

  • Evitar exposições solares prolongadas.
  • Aplicar protetor solar durante todo o ano.
  • Hidratar a pele usando diariamente um creme hidratante e bebendo bastante água.
  • Dormir bem, visto que é durante a noite que as células da pele se regeneram e renovam.
  • Não fumar, uma vez que, entre outros malefícios graves, o tabaco é responsável por uma pele mais seca, desidratada e rugosa.
  • Não ingerir demasiado álcool.
  • Evitar demasiado stresse.
  • Fazer uma alimentação rica nos alimentos referidos anteriormente.

Nunca é tarde para começar com estes cuidados alimentares e mudar certos hábitos. Para terminar, fica uma pequena boa notícia para os amantes de chocolate: não há provas de que o chocolate cause acne. O chocolate preto contém inclusivamente flavonoides, um antioxidante que protege a pele, mas por ter e adicionado, deve ser consumido com moderação.

Fonte: The British Dietetic Association (BDA)

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À Roda da Alimentação