Todos queremos ter uma pele saudável, bonita e jovem, apesar da passagem do tempo. Deixamos-lhe por isso algumas dicas para alimentar a sua pele e uns quantos conselhos sobre hábitos e estilos de vida que fazem a diferença.
Nascemos com uma pele macia e saudável, mas à medida que vamos envelhecendo ela torna-se cada vez mais atreita ao desgaste do quotidiano. A nossa genética é, em parte, responsável por termos uma boa pele. No entanto, a forma como a alimentamos tanto a partir do interior – com tudo o que comemos e bebemos –, assim como a partir do exterior, ou seja, mantendo determinados cuidados, é decisiva.
A alimentação e a variedade do que comemos, assim como a ingestão de água, são uma contribuição fundamental para a saúde e a beleza da pele. Com uma dieta equilibrada, rica em antioxidantes, minerais, zinco, selénio, vitaminas A, B2, B3, B6, C, D, E, temos meio caminho andado para uma pele saudável.
No entanto, o estilo de vida que levamos, alguns hábitos e a alimentação da pele a partir do exterior – com um creme hidratante e um protetor solar – também desempenham um papel incontornável.
Cinco segredos para uma pele saudável
Citrinos
O consumo diário de citrinos contribui para a ingestão de Vitamina C, o que a longo prazo previne o aparecimento de rugas. A vitamina C é um antioxidante que ajuda a manter o colagénio e tem uma ação antioxidante.
Frutas e legumes
Devem ser consumidos diariamente. A firmeza da pele só fica a ganhar com a ingestão destes alimentos, uma vez que são ricos em água, que ajuda a hidratar a pele e em vitaminas e minerais com importantes funções.
Hortícolas de folha verde
Espinafres, brócolos e agrião excelentes fontes de vitamina A, tal como os hortículas com pigmentação laranja. A vitamina A é um dos nutrientes mais importantes para a saúde da pele, por contribuir para a sua integridade.
Peixe gordo
O salmão, o atum e a sardinha são ricos em ácidos gordos ómega-3, com propriedades anti-inflamatórias, que combatem os danos causados pela oxidação. Recomenda-se, por isso, o consumo 2 a 3 vezes por semana.
Chá
A ingestão moderada de chá verde, chá preto ou chá branco é uma fonte importante de catequinas, um flavonoide que existe em algumas plantas e que contém substâncias antioxidantes, da família dos polifenóis, que protegem o organismo dos danos oxidativos dos radicais livres, atuando na proteção celular. Contudo, é importante evitar uma ingestão superior a meio litro por dia.
Oito conselhos para uma pele bonita e saudável
- Evitar exposições solares prolongadas.
- Aplicar protetor solar durante todo o ano.
- Hidratar a pele usando diariamente um creme hidratante e bebendo bastante água.
- Dormir bem, visto que é durante a noite que as células da pele se regeneram e renovam.
- Não fumar, uma vez que, entre outros malefícios graves, o tabaco é responsável por uma pele mais seca, desidratada e rugosa.
- Não ingerir demasiado álcool.
- Evitar demasiado stresse.
- Fazer uma alimentação rica nos alimentos referidos anteriormente.
Nunca é tarde para começar com estes cuidados alimentares e mudar certos hábitos. Para terminar, fica uma pequena boa notícia para os amantes de chocolate: não há provas de que o chocolate cause acne. O chocolate preto contém inclusivamente flavonoides, um antioxidante que protege a pele, mas por ter gordura e açúcar adicionado, deve ser consumido com moderação.
Autor
À Roda da Alimentação