Daniela Cunha segue um estilo de vida saudável que está muito longe de um quotidiano monótono. Há nela a joie de vivre de quem adora tudo o que faz: viajar, criar receitas novas, viver pequenos grandes momentos à volta de uma mesa e fotografar os pratos que cozinha no Instagram para ficarmos todos de boca aberta.
Essas fotografias são de tal modo incríveis, que tudo parece impossível de confecionar aos olhos de qualquer mortal. No entanto, não é bem assim, porque as aparências iludem, e quando há, como neste caso, a generosidade da partilha, tudo se torna mais fácil. Esta receita, por exemplo, descomplica um prato que tem um aspeto final extremamente sofisticado.
Esparguete à Bolonhesa sem esparguete
O “Esparguete” de Curgete da Daniela não é bem o que parece num primeiro olhar. Antes de mais, não há esparguete nenhum, só há mesmo curgete preparada com a ajuda de um espiralizador, um pequeno utensílio de cozinha no qual vale a pena apostar porque podemos tirar grande partido da sua utilização. A receita é feita com carne de vaca ou de peru, de acordo com as preferências de cada um, sendo muito bem salteada com alguns temperos, nomeadamente vinho branco. No entanto, um vegetariano pode, por exemplo, utilizar granulado de soja moída em vez de carne, tendo para isso de a cozer primeiro antes de a saltear. No retoque final, o Esparguete de Curgete fica cheio de cor ao ser polvilhado com queijo mozarela a gosto e tomates cherry assados no forno.
Esta espécie de bolonhesa de legumes tem um equilíbrio perfeito entre proteínas e fibras, vitaminas e minerais. Uma versão menos calórica, que pode ser uma boa opção para quem quer manter a linha: uma vez que a curgete acaba por ter menos calorias do que o esparguete. Além disso, é uma forma bonita e criativa de ingerir hortícolas, tão importantes na nossa alimentação diária. Convém por isso variar a forma de as cozinhar, e esta receita é, sem dúvida, uma excelente fonte de inspiração.
Bom apetite!
Esparguete de curgete
90 m
4 pessoas
Ingredientes
-
3 dentes de alho
-
4 colheres de sopa de azeite
-
2 curgetes
-
1/2 cebola
-
1 dente de alho
-
350 g de carne de vaca picada ou carne de peru picada
-
6 colheres de sopa de polpa de tomate sem adição de açúcar
-
100 ml de vinho branco
-
3 c. café de sal
-
Paprika fumada q.b.
-
Noz-moscada q.b.
-
Pimenta preta q.b.
-
Tomates-cereja q.b.
-
Água q.b.
-
Queijo mozarela q.b.
Preparação
1/
Comece por pôr um fio de azeite numa panela; de seguida, junte a meia cebola cortada e um dente de alho e deixe alourar. Acrescente a carne e deixe cozinhar um pouco com o azeite e a cebola.
Assim que a carne estiver bem salteada, ponha os temperos, a polpa de tomate e o vinho branco, deixando cozinhar durante 20 minutos ou até a carne e o molho estarem bem apurados. Caso ache necessário, pode ajustar com um pouco de água.
Enquanto a carne cozinha, prepare a curgete.
Comece por saltear 3 dentes de alho num fio de azeite.
Depois de fazer o esparguete com a ajuda de uma espiralizador, junte a curgete ao preparado e salteie-a.
Tape e deixe cozinhar durante cerca de 7 minutos.
No final basta juntar a curgete com a carne e polvilhar com queijo mozarela a gosto ou uns tomates-cereja assados.
Para fazer o tomate assado, é apenas necessário pôr os tomates cherry num tabuleiro de ir ao forno, regá-los com um bom fio de azeite, temperar com sal e pimenta e levar ao forno pré-aquecido a 180º C, durante cerca de 45 minutos.
Autor
À Roda da Alimentação