Aponte estas três receitas económicas e fáceis de preparar, e resolva uma refeição com cinco estrelas. Há propostas para todos os gostos.
Artigo atualizado a 2 de fevereiro de 2023
Com estas três receitas económicas vai poder servir uma refeição excelente, gastando pouco e sem ter muito trabalho. Em tempos de crise, são propostas de baixo custo que cobrem todos os gostos. Delicie-se com um esparguete de curgete à bolonhesa, um caril de grão-de-bico com arroz basmati ou umas deliciosas perninhas de frango estufadas com azeitonas verdes.
Esparguete de curgete
Comecemos por dizer a verdade: não existe massa sem hidratos de carbono complexos, por isso esta versão que apresentamos é um “esparguete” diferente à base de legumes. O esparguete é neste caso feito de curgete preparada com a ajuda de um espiralizador (vale a pena apostar num), que deixa este legume em tiras muito fininhas, semelhantes à célebre massa de que tanto gostamos.
Este esparguete de curgete, tanto combina bem com vaca como com peru, desde que a carne seja muito bem salteada num refogado leve, temperado com polpa de tomate e vinho branco. Só depois de a carne estar bem cozinhada podemos juntar o esparguete de curgete, visto que demora pouco tempo a fazer. Um vegetariano pode, por exemplo, utilizar granulado de soja moída em vez de carne, tendo para isso de a cozer primeiro antes de a saltear.
Uma dica: o Esparguete de curgete fica cheio de cor e muito saboroso se for polvilhado com queijo mozarela a gosto e com tomates cherry assados no forno para decorar.
Veja a receita aqui.
Caril de grão-de-bico com arroz basmati
Esta receita de Vanessa Alfaro tem a vantagem de agradar tanto a vegetarianos como aqueles que não o são.
Apesar de ser um prato bastante quente, é simultaneamente leve e tem tudo a ganhar se for cozinhado em modo slow cooking, uma vez que o lume brando mantém o sabor dos alimentos e minimiza a perda de nutrientes dando-lhes uma cozedura uniforme. É um prato nutritivo, que reúne uma série de nutrientes importantes para o sistema imunitário.
A sua base, o grão-de-bico, é uma leguminosa com um elevado teor de proteína, fibra, ferro e outros minerais. Se for apreciador, pode acrescentar no fim coentros muito bem cortadinhos e um topping de amendoins picados, pormenores que deixam esta receita ainda mais bonita e saborosa.
Veja a receita aqui.
Pernas de frango estufadas com azeitonas verdes
Há uma série de boas razões para comermos frango, uma excelente alternativa entre as carnes brancas que pode ser uma alternativa à carne vermelha.
Com pouca quantidade de gordura, o frango é considerado uma carne magra quando consumido sem pele e constitui uma excelente fonte de proteína de alto valor biológico.
Há muitas maneiras de cozinhar frango. E esta receita vem provar que podemos surpreender com um alimento relativamente comum. Usando alguns temperos básicos e umas quantas azeitonas verdes – um fruto com elevado teor antioxidante graças à presença da vitamina E e que deve ser consumido com moderação devido ao seu valor calórico.
Neste caso, as azeitonas dão um toque sofisticado a este prato e tornam o molho diferente e muito saboroso, razão pela qual fica particularmente bem se for acompanhado de arroz branco.
Veja a receita aqui.
Bom apetite!
Autor
À Roda da Alimentação