Receitas económicas

Com À Roda da Alimentação

Aponte estas três receitas económicas e fáceis de preparar, e resolva uma refeição com cinco estrelas. Há propostas para todos os gostos.

Artigo atualizado a 2 de fevereiro de 2023

Com estas três receitas económicas vai poder servir uma refeição excelente, gastando pouco e sem ter muito trabalho. Em tempos de crise, são propostas de baixo custo que cobrem todos os gostos. Delicie-se com um esparguete de à bolonhesa, um caril de com basmati ou umas deliciosas perninhas de estufadas com azeitonas verdes.

Três Receitas Económicas

Esparguete de curgete

Comecemos por dizer a verdade: não existe massa sem hidratos de carbono complexos, por isso esta versão que apresentamos é um “esparguete” diferente à base de . O esparguete é neste caso feito de curgete preparada com a ajuda de um espiralizador (vale a pena apostar num), que deixa este legume em tiras muito fininhas, semelhantes à célebre massa de que tanto gostamos.

Este esparguete de curgete, tanto combina bem com vaca como com peru, desde que a carne seja muito bem salteada num refogado leve, temperado com polpa de tomate e branco.  Só depois de a carne estar bem cozinhada podemos juntar o esparguete de curgete, visto que demora pouco tempo a fazer. Um vegetariano pode, por exemplo, utilizar granulado de soja moída em vez de carne, tendo para isso de a cozer primeiro antes de a saltear.

Uma dica: o Esparguete de curgete fica cheio de cor e muito saboroso se for polvilhado com queijo mozarela a gosto e com tomates cherry assados no forno para decorar.

Veja a receita aqui.

Três Receitas Económicas

Caril de grão-de-bico com arroz basmati

Esta receita de Vanessa Alfaro tem a vantagem de agradar tanto a vegetarianos como aqueles que não o são.

Apesar de ser um prato bastante quente, é simultaneamente leve e tem tudo a ganhar se for cozinhado em modo slow cooking, uma vez que o lume brando mantém o sabor dos alimentos e minimiza a perda de nutrientes dando-lhes uma cozedura uniforme. É um prato nutritivo, que reúne uma série de nutrientes importantes para o .

A sua base, o grão-de-bico, é uma leguminosa com um elevado teor de proteína, fibra, ferro e outros minerais. Se for apreciador, pode acrescentar no fim coentros muito bem cortadinhos e um topping de amendoins picados, pormenores que deixam esta receita ainda mais bonita e saborosa.

Veja a receita aqui.

Três Receitas Económicas

Pernas de frango estufadas com azeitonas verdes

Há uma série de boas razões para comermos frango, uma excelente alternativa entre as carnes brancas que pode ser uma alternativa à carne vermelha.

Com pouca quantidade de , o frango é considerado uma carne magra quando consumido sem pele e constitui uma excelente fonte de proteína de alto valor biológico.

Há muitas maneiras de cozinhar frango. E esta receita vem provar que podemos surpreender com um alimento relativamente comum. Usando alguns temperos básicos e umas quantas azeitonas verdes – um fruto com elevado teor antioxidante graças à presença da vitamina E e que deve ser consumido com moderação devido ao seu valor calórico.

Neste caso, as azeitonas dão um toque sofisticado a este prato e tornam o molho diferente e muito saboroso, razão pela qual fica particularmente bem se for acompanhado de arroz branco.

Veja a receita aqui.

Bom apetite!

Autor

À Roda da Alimentação