Uma dieta rica em fibras melhora garantidamente a saúde sob vários aspetos. Hoje, trazemos duas receitas ricas em fibras e fáceis de preparar: açaí bowl e legumes assados no forno com molho romesco.
Artigo atualizado a 7 de abril de 2022
Os alimentos ricos em fibras alimentares são sobretudo as frutas, os legumes, as hortaliças, bem como algumas leguminosas e os grãos de cereais integrais.
A fibra tem inúmeros benefícios na saúde. Atuando como uma espécie de «vassouras» que limpam os resíduos alimentares e a gordura excessiva, o seu consumo contribui para uma redução dos valores séricos de colesterol, prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, permite um maior controlo dos níveis de açúcar no sangue e na diabetes, e são imbatíveis na regulação do trânsito intestinal. Recomenda-se a ingestão diária de pelo menos 25g/dia de fibra.
Como se não bastasse, as fibras ainda são aconselhadas para aumentar a sensação de saciedade e controlar o apetite. Precisamos, sem dúvida, de mais fibra nas nossas vidas.
Açaí Bowl
Esta receita rápida de açaí bowl prepara-se em cinco minutos. Basta triturar o açaí e a banana aos bocadinhos. A polpa que se obtém com estes frutos tropicais é decorada, por sua vez, com frutos vermelhos congelados, granola e uma banana fatiada.
O resultado é um acepipe leve – o açaí tem cerca de 70Kcal por 100g e um baixo teor de gordura –, extremamente rico em fibras, cheio de cor, sabor e frescura. É muito original para um pequeno-almoço distinto, um brunch inesperado ou um lanche mais sofisticado. Curiosamente, o tão afamado açaí é consumido há séculos pelos índios da Amazónia.
Estas pequenas bagas, que são o fruto arroxeado da palmeira, possuem grandes propriedades antioxidantes, razão mais do que suficiente para terem saído do esquecimento.
Legumes assados no forno com molho Romesco
Quanto à receita de legumes assados no forno, permite-nos, por exemplo, cozinhar batata-doce de uma forma bastante criativa. Além deste tubérculo, o prato contém curgete, cenoura, beterraba e abóbora manteiga, ou seja, alimentos altamente ricos em fibras.
Quanto à surpresa no topo dos legumes – o molho romesco, tão típico da culinária da Catalunha – é uma grande companhia para os legumes assados, mas fica igualmente bem com carne, peixe, pratos de macarrão, saladas ou simplesmente com um pouco de pão. São bons ventos de nuestros hermanos.
Bom apetite!
Veja também o nosso artigos sobre Alimentos ricos em fibra.
Açaí Bowl
m
2 pessoas
Ingredientes
-
200 g de polpa de açaí
-
3 bananas
-
100 g de frutos vermelhos congelados
-
50 g de granola (não açucarada)
Preparação
1/
Coloque a polpa de açaí e duas bananas, cortadas em pedaços pequenos, no liquidificador e triture até obter uma polpa.
Sirva o açaí num recipiente de vidro e decore com os frutos vermelhos, uma banana fatiada e a granola.
Legumes assados com molho Romesco
m
2 pessoas
Ingredientes
-
1 batata doce
-
1 curgete
-
1 cenoura
-
1 beterraba
-
½ abóbora manteiga
-
1 haste de alecrim
-
1 haste de tomilho
-
1 c. de sopa de azeite
-
½ colher de café de sal
-
Pimenta q.b.
-
Molho Romesco
-
1 pimento vermelho
-
1 cebola
-
2 dentes de alho
-
1 c. de sopa de azeite
-
½ chávena de amêndoas torradas
-
1 c. de sopa de pasta de pimentão
-
1 c. de chá de cominhos
-
1 c. de chá de paprika fumada
-
1 c. de sopa de vinagre
-
4 pés de salsa picada
Preparação
1/2
Pré-aqueça o forno a 200º C.
Corte-os a gosto, utilizando as diferentes lâminas do slicer.
Coloque os legumes num tabuleiro forrado com papel vegetal, tempere com o sal, pimenta e ervas aromáticas, regue com o azeite e envolva.
Coloque o pimento e a cebola (para o molho), cortados ao meio, no mesmo tabuleiro, e leve ao forno durante 45 minutos.
Para terminar o molho, coloque o pimento e a cebola assados no liquidificador, junte os restantes ingredientes e triture bem até obter um caldo.
Coloque numa taça, junte mais salsa picada e regue com o azeite. E está pronto.
Sirva os legumes com o molho Romesco.
Autor
À Roda da Alimentação