Caídas injustamente no esquecimento, as malassadas da Madeira são um doce tradicional português feito de bolinhas de massa frita, que têm sensivelmente o tamanho de um ovo. Recuperámos uma receita na sua versão «o mais equilibrada possível», porque às vezes a tradição ainda é o que era.
Malassadas: Origem
Tudo indica que as malassadas têm origem no século xvi, na ilha da Madeira, durante o período áureo das plantações da cana-de-açúcar. Entretanto, espalharam-se por outras partes do mundo, nomeadamente pelo Havai e Ilhas Baleares. Um certo interesse crescente pela culinária tradicional e regional pode ajudar a aumentar a popularidade das malassadas, à medida que as pessoas procuram cada vez mais ligar-se às suas raízes culturais e experimentar sabores autênticos.
Este doce tradicional português é feito à base de farinha – nesta receita optamos por usar farinha de trigo integral; leite magro ou bebida vegetal de soja ou amêndoa sem adição de açúcar, se assim preferir; ovos; fermento em pó biológico; açúcar mascavado ou de coco; óleo de coco ou azeite para fritar; essência de baunilha; e ainda um ingrediente opcional só para apreciadores: um copo de aguardente.
A massa das malassadas da Madeira deve ser moldada em pequenas bolinhas mais ou menos do tamanho de um ovo e ligeiramente achatadas. São fritas em óleo de coco bem aquecido durante cerca de 2-3 minutos, até ficarem douradas. Há quem as polvilhe no fim com açúcar de confeiteiro, que fica muito bem misturado com um pouco de canela para dar um toque mais aromático. A combinação da massa fofa e levemente doce com uma crosta dourada e estaladiça é irresistível, especialmente se ainda estiverem quentinhas.
Bom apetite!
Malassadas da Madeira
m
pessoas
Ingredientes
-
2 chávenas de farinha de trigo integral
-
¼ de chávena de açúcar mascavado ou de coco
-
1 colher de chá de fermento em pó biológico
-
½ colher de chá de sal
-
½ de chávena de bebida vegetal sem adição de açúcar
-
2 ovos
-
4 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite
-
1 colher de chá de baunilha (extrato)
-
½ copo de aguardente q.b. (opcional)
Preparação
1/
Num recipiente coloque o leite, os ovos, 2 colheres de sopa de óleo de coco e a baunilha, e misture até ficar homogéneo (se preferir neste passo pode adicionar a aguardente à mistura).
Noutro recipiente maior, misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal.
Verta a primeira mistura no recipiente dos ingredientes secos e envolva tudo muito bem (nota: se achar que a mistura está muito pegajosa, acrescente um pouco mais de farinha).
Cubra o recipiente com um pano e deixe a massa repousar durante cerca de 1 hora, ou até o tamanho duplicar, num local quente.
Depois aqueça o restante óleo de coco numa panela funda em lume médio.
Unte as suas mãos levemente com óleo de coco e pegue em pequenas porções da massa, formando bolinhas; em seguida, achate-as ligeiramente para formar as malassadas.
Coloque as malassadas no óleo de coco quente durante cerca de 2-3 minutos, de cada lado, ou até ficarem douradas e cozidas por dentro.
Retire as malassadas da panela, colocando-as sobre um papel absorvente.
Por fim, se assim o desejar, polvilhe-as com um pouco de açúcar de confeiteiro ou canela, e estão prontas a servir!
Autor
À Roda da Alimentação