Pedimos à Inês Mendes que reinterpretasse uma das mais tradicionais receitas portuguesas: peixinhos da horta. O resultado é delicioso, agora numa versão mais saudável.
Não é por acaso que Inês Mendes, veterinária de formação, nos propõe uma receita de outros tempos e que atualmente pouca gente sabe fazer. Para a influencer, a comida é sobretudo o despertar dos cinco sentidos e o ato de cozinhar, essa «dança dos tachos e das panelas», como a própria refere, é sempre uma partilha de afetos e de memórias. Depois, quando tudo está pronto, Inês perde-se literalmente com a preparação de uma mesa bonita e bem decorada, que depois fotografa para memória futura, ainda que nela o passado esteja quase sempre presente.
Inês Mendes não esconde que aprendeu muito com a avó. A receita de peixinhos da horta (à moda antiga) remonta aos nossos antepassados, a um tempo em que se comia menos carne ou peixe por razões económicas. Os peixinhos faziam-se então com uma mistura de legumes cozidos e amassados como se fossem pequenos filetes de vegetais; depois, eram passados por farinha e ovo, fritavam-se e serviam-se numa versão com mais gordura, um elemento que nesta proposta fica completamente de parte.
Curiosamente, os peixinhos da horta deixaram de se fazer, nunca mais os vimos nem em casa de familiares ou amigos, nem nos restaurantes. Nas mãos de Inês Mendes esta receita tradicional foi reinterpretada e não só tem uma apresentação imbatível como é muito mais saudável, visto que os peixinhos da horta em vez de serem fritos, de acordo com a tradição, vão simplesmente ao forno depois de os legumes serem passados primeiro pela mistura de ovo e depois pela mistura de panko (há quem use polme para peixinhos da horta).
A receita sugere que os peixinhos da horta sejam feitos com feijão verde, espargos, cenoura e pimento, mas pode escolher outros vegetais do seu agrado sem prejuízo do sabor e do magnífico efeito estético. O molho de abacate, que deve ser muito bem triturado para ficar cremoso, dá um toque único de originalidade e sabor, numa combinação improvável, mas que resulta muitíssimo bem.
Bom Apetite!
Peixinhos da horta no forno com maionese de abacate
m
pessoas
Ingredientes
-
Para os peixinhos:
-
250 g de legumes arranjados (feijão verde, espargos, cenoura, pimento ou outros)
-
1 ovo bio
-
25 ml de bebida vegetal de aveia sem adição de açúcar (opcional)
-
Pão ralado tipo panko q.b. (ou flocos de aveia finos ou farinha de aveia)
-
1 colher de café de sal
-
pimenta q.b.
-
Para a maionese de abacate:
-
1 abacate maduro
-
1 colher sopa de azeite
-
Sumo de 1 lima
-
¼ chávena de água
-
1 pitada de sal, pimenta e alho em pó q.b.
-
6 folhas de manjericão
Preparação
1/
Lave e arranje os legumes.
Dê-lhes uma cozedura muito rápida, coloque em seguida num banho de gelo e depois escorra bem.
Numa taça baixa bata o ovo com a bebida vegetal e tempere com sal e pimenta.
Noutra taça ou prato coloque o panko.
Passe cada tira de legumes primeiro pela mistura de ovo e depois pelo panko e ponha tudo num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve ao forno pré-aquecido a 200 ºC até dourar (virando a meio).
Para a maionese:
Descasque o abacate e ponha-o junto com todos ingredientes num processador.
Depois triture até ficar bem cremoso (se necessário junte mais água).
Sirva numa tacinha os peixinhos da horta ainda quentes e com o molho.
Autor
À Roda da Alimentação