Benefícios da vitamina E

Por À Roda da Alimentação

A é uma vitamina lipossolúvel, absorvida pelo organismo apenas na presença de uma gordura; é armazenada no fígado e no tecido adiposo para ser utilizada quando é necessária para o bom funcionamento do corpo. Vamos revelar-lhe os seu benefícios e os alimentos onde se encontra esta fonte de saúde.

É possível obtermos Vitamina E através de uma série de alimentos ou também, sob vigilância médica, de suplementos alimentares. No entanto, pessoas com distúrbios digestivos ou que não consigam absorver a gordura adequadamente – se sofrerem, por exemplo, de pancreatite, de fibrose cística ou de doença celíaca – podem desenvolver algumas carências desta vitamina.

Entre os sinais mais comuns de deficiência de Vitamina E incluem-se a diminuição dos reflexos, dificuldade motora, falta de coordenação e fraqueza muscular e hemolítica, relacionada com os glóbulos vermelhos.

A dose diária recomendada para homens e mulheres com 14 anos ou mais é de 15 mg por dia, uma dosagem que se aplica também às mulheres grávidas. No entanto, as mulheres que estão a amamentar precisam de um ligeiro aumento diário – 19 mg.

Vitamina E: para que serve?

Melhora o

Com ação antioxidante, a Vitamina E elimina os radicais livres que danificam as células; assim, fortalece as defesas do organismo contra doenças e infeções.

Melhora a saúde da e do cabelo

Utilizada em vários produtos de cuidados para a pele, a Vitamina E promove a sua integridade e firmeza; assim, pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce e o aparecimento de rugas. É benéfica para a cicatrização e na melhoria de algumas condições da pele, como a dermatite atópica, e no combate aos danos causados pelos raios ultravioletas.

Alimentos com vitamina E

De um modo geral, a Vitamina E encontra-se nos óleos de origem vegetal, nas frutas, nas nozes e nas sementes ou, mais especificamente, nos alimentos que se seguem:

  • Óleo de gérmen de , óleo de girassol e óleo de soja
  • Sementes de girassol
  • Amêndoas e amendoins
  • Manteiga de amendoim
  • Couve
  • Espinafres
  • Brócolos
  • Pimento vermelho
  • Manga
  • Abacate

Cuide da sua alimentação. Cuide de si.

Fonte: Harvard – School of Public Health

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À Roda da Alimentação